Fiscalização do Sindicato notifica e fecha lojas abertas irregularmente

postado em: Direitos, Notícias, Notícias de Destaque | 0

O Dia do Comerciário também foi marcado pela intensa fiscalização do Sindicato, que percorreu diversas regiões da cidade do Rio. As equipes estiveram nas ruas da zona Sul, Centro, Campo Grande, Madureira e outros pontos comerciais para fazer valer a folga dos trabalhadores do comércio garantida na convenção coletiva.

sindicato

“O dia começou com muita fiscalização. Algumas lojas foram fechadas e notificadas pelo descumprimento da convenção. O Sindicato rodou incansavelmente as ruas para que os trabalhadores pudessem desfrutar a folga garantida neste dia. É preciso valorizar os comerciários e isso passa pelo respeito ao acordo coletivo”, destaca Márcio Ayer, presidente do Sindicato dos Comerciário. 

Dezenas de lojas foram notificadas. Na Ilha do Governador, a loja Tubarão foi uma delas, que mesmo com liminar da justiça proibindo sua abertura, tentou funcionar normalmente. Na empresa, ainda foram encontradas outras irregularidades, como o não pagamento do lanche no valor de R$ 29.

Os trabalhadores comemoram a presença do Sindicato nas lojas que estavam abertas irregularmente, já que eles estavam ali por pressão dos patrões. A cada loja fechada, era claro o sentimento de alívio, com cada funcionário do comércio tendo sua folga garantida. 

A convenção coletiva, assinada a cada ano pelo Sindicato, define a terceira segunda-feira do mês de outubro, como o Dia do Comerciário, sendo nesta data proibido convocar os funcionários para trabalhar.

A cada ano, o Sindicato tem fiscalizado o cumprimento da convenção e é possível perceber que o número de lojas que insistem em abrir vem caindo. Porém, algumas empresas insistem em não respeitar a convenção. Por isso, o Sindicato pede que os trabalhadores não deixem de denunciar qualquer irregularidade em relação aos direitos conquistados na convenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − treze =