Conselho Tutelar: por que é importante e como votar?

No próximo domingo, dia 1º de outubro, acontecem as eleições para conselheiros e conselheiras tutelares em todo Brasil. Esse é o momento em que a população escolhe representantes para proteger e promover os direitos das crianças e adolescentes.

conselho tutelar

As eleições são facultativas, mas é importante construir políticas para viabilizar o desenvolvimento pleno das nossas crianças, livres de abusos, violências sexuais e com suporte familiar, principalmente das famílias mais vulneráveis socioeconomicamente. Votar é exercer a cidadania e garantir um futuro com menos desigualdade e mais oportunidades para as crianças.

As eleições acontecem no dia 01/10, das 8h às 17h. É necessário ser maior de 16 anos, ter a situação eleitoral regular, levar o título de eleitor e um documento com foto

Mas em quem votar?

É muito importante votar em candidatos alinhados com as diretrizes do ECA. Os lares brasileiros estão sob contextos sociais e econômicos plurais, com religiões, culturas e realidades diversas. Os eleitos devem deliberar políticas para todos sem impor suas crenças pessoais e o conservadorismo.

Preencha seus dados em aeleicaodoano.org e veja os candidatos da sua região, junto a trajetória e propostas de atuação.  

Onde votar?

Para consultar o local de votação, com o número da sua zona e seção eleitoral, acesse o site eleicaoctca.pcrj.rio e preencha os dados. Depois, é só comparecer no local, com os documentos e o título de eleitor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − doze =