Neste sábado, 20, é feriado do Dia da Consciência Negra, data importante para reforçar a luta contra discriminação racial. Também é preciso estar na luta pelos direitos! O comerciário ou comerciária que for trabalhar é preciso ficar atento, caso estejam na escala para trabalhar no sábado.
“O racismo é uma realidade vivida por muitos trabalhadores, não só no trabalho mas também fora dele. É preciso consciência da necessidade de políticas públicas antirracistas”, reforça Márcio Ayer, presidente do Sindicato dos Comerciários. Ele ressaltou ainda a importância dos trabalhadores conhecerem seus direitos no feriado. “É preciso estar atento ao cumprimento dos direitos da convenção durante o feriado de sábado”, explicou.
Direitos de feriado
Lojas de rua ou de shoppings (varejistas):
- Abono de 100% sobre as horas trabalhadas (você receberá 100%);
- Jornada máxima de 6h;
- Fornecimento de lanche, jantar ou vale refeição de R$ 25;
- Auxílio para pagar o transporte casa-trabalho-casa;
- Folga em até 60 dias após o feriado.
Supermercados:
- Jornada máxima de 8h, proibida a prorrogação;
- Passagem casa-trabalho-casa;
- Folga extra em até 60 dias após o feriado, mas se passar disso, tem que pagar 100% das horas trabalhadas
- Refeição;
- R$ 41,00 a mais pelo dia trabalhado. O pagamento deve ser feito em dinheiro. As empresas que optarem pelo pagamento em ticket deverão pagar 50% a mais do valor pago pelo dia de trabalho. O valor deverá preferencialmente ser pago no dia do feriado, sendo que no caso de impossibilidade de fazer até o fim do mês, deverá a empresa pagar no contracheque do mês subsequente ao dia de feriado.
Deixe um comentário