O Outubro Rosa tem como objetivo chamar atenção da sociedade sobre o câncer de mama. Por que essa campanha? Na verdade, o câncer de mama é o que mais acomete as mulheres em todo mundo!!! Corresponde a 25% de todos os tipos de câncer diagnosticados nas mulheres, sendo a maior causa de morte por câncer nas mulheres em todo o mundo!
A campanha do Outubro Rosa chama atenção para o fato de que o diagnóstico precoce pode salvar a vida de muitas mulheres!!!!!
As mulheres precisam perder o medo e procurar atendimento especializado logo ao primeiro sinal:
– caroço fixo, geralmente indolor;
– pele da mama avermelhada, retraída;
– alterações no bico do seio;
– pequenos nódulos na região das axilas, ou no pescoço;
– saída de líquido anormal das mama.
Se identificado no início, a probabilidade de cura é maior!!!!
Vários fatores levam as mulheres a não procurarem um especialista ao primeiro sinal. Medo de perder a mama e ser abandonada pelo companheiro!!!!! É preciso entender que esse medo pode levar a perder o bem mais precioso: a vida!!!! É preciso entender que o SUS já faz a reposição da mama!!!!
Daí a importância dessa campanha!!!!
A história do Outubro Rosa surgiu na última década do século 20, quando o laço rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Women for Cure e distribuído aos participantes da primeira corrida pela cura, realizada em Nova Iorque em 1990.
A campanha chegou ao Brasil em 2008, e vários monumentos são iluminados de rosa, corridas e desfiles com sobreviventes. Tudo visando conscientizar a população sobre a prevenção e diagnóstico precoce!
Como diz Rosangela Rocha, secretária da Mulher do SECRJ e coordenadora do Coletivo Margaridas, “as mulheres precisam perder o medo de se tocar e salvar suas vidas! É preciso se cuidar, se amar: prevenir é o melhor remédio!!”.
Fica cada vez mais claro a importância:
1- mulheres informadas sobre os sinais do câncer de mama
2- profissionais capacitados para o diagnóstico
3- rede assistencial preparada para diagnosticar e tratar as lesões em prazo adequado!!
Mulheres ouçam o alerta do outubro rosa: Fiquem atentas aos sinais, salvem sua vida!!!!!
Ana Rocha – Psicóloga, jornalista, mestra em Serviço Social e Assessora de Gênero do SECRJ.
Leia também: Outubro Rosa: cuidar da própria saúde é uma prova de amor
Deixe um comentário