Fiscalização para garantir os direitos dos trabalhadores no feriado

postado em: Feriados, Notícias | 0

Depois da luta para garantir os direitos dos comerciários no feriado, a diretoria do Sindicato dos Comerciários do Rio mais uma vez foi as lojas fiscalizar para garantir o cumprimento do que foi acordado na Convenção Coletiva de Trabalho(CCT). Nas ruas o comércio praticamente não abriu, com isso a diretoria redobrou os esforços nas lojas dos shoppings. Além dos direitos do feriado, a diretoria aproveitou para explicar as mudanças no pagamento das horas extras de domingos e feriados.  

“A fiscalização foi importante também para explicar para o comerciário de loja de shopping e rua, dos segmentos do Simerj, Óptico, Móveis e Fecomércio, além de Sindilojas, que as horas extras do feriado serão pagas como abono, a hora cheia, sem desconto de INSS. É mais dinheiro no bolso do trabalhador para ajudar nas despesas durante essa crise,” destacou o presidente do Sindicato, Márcio Ayer. 

Segundo o diretor do jurídico do Sindicato, Paulo Henrique da Silva, a diretoria do Sindicato está fortalecendo as fiscalizações para impedir a retirada de direitos dos comerciários. “Estamos vendo comerciários sendo prejudicados pelas empresas, muitas das vezes por falta de orientação dos próprios comerciários sobre os seus direitos. O acordo de feriado é um importante instrumento para que todos os comerciários tenham  o seu direito assegurado,” destaca o sindicalista. 

 Atenção para feriado do dia 15

A diretoria alerta sobre o feriado da Proclamação da República que também será no domingo, dia das eleições. Os trabalhadores que forem trabalhar nesse feriado têm direito a ser dispensados para votar. Além disso, para o trabalho neste domingo é considerado os direitos do dia de feriado, importante para os trabalhadores dos supermercados.

Já quem for convocado para  trabalhar como mesário nas eleições têm seus direitos assegurados pela lei eleitoral, que garante dois dias de folga para cada dia em que ficar disponível para o serviço na justiça eleitoral. 

Não fique na dúvida, consulte o advogado do Sindicato

Nossos advogados atendem gratuitamente quem trabalha no comércio, quem é sócio do Sindicato também pode contar com os advogados especializados na área cível.

O atendimento é presencial e feito por ordem de chegadas nos seguintes endereços. CENTRO – Segunda e quarta – 9h às 16h, Rua André Cavalcanti, 33 – Lapa, CAMPO GRANDE – Quarta – 9h às 16h, Rua Iaçu, 74 (próximo à rodoviária), MADUREIRA – Segunda – 9h às 16h R. Américo Brasiliense, 158

 

Para saber mais, acesse o link https://secrj.org.br/…/juridico-retoma-atendimento…/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × um =