Fique atento! Se vai trabalhar no feriado seus direitos estão garantidos

postado em: Feriados, Notícias | 0

Nesta segunda-feira, 7 de setembro, é feriado, que marca oficialmente o dia em que Brasil deu o grito da independência que nos libertou de Portugal. A data é feriado nacional, mas o comércio está autorizado a abrir. Precisamos também gritar pela defesa dos nossos direitos, então você que vai trabalhar no feriado fica ligado e exija do patrão o que é seu.

Mesmo com feriado antecipado o direito tá mantido

Os trabalhadores precisam ficar atentos. A MP 927 permitia que a empresa antecipasse os feriados. Porém essa MP não foi votada e perdeu validade. Portanto, se a sua loja antecipou algum feriado, mas você agora vai trabalhar no dia 7 de setembro, todos os seus direitos estão garantidos pela nossa convenção coletiva e precisam ser pagos.

“Não se deixe enganar! Seus direitos pelo feriado estão garantidos. O Sindicato vai fiscalizar as empresas para que todos os trabalhadores recebam o que está definido na nossa convenção coletiva. Quem tiver dúvida entre em contato com a gente e denuncie”, declara Márcio Ayer, presidente do Sindicato dos Comerciários. 

Se você é trabalhador de shopping ou lojas de ruas, os seus direitos são:

-Adicional de 100% sobre as horas trabalhadas;

-Jornada máxima de 6h;

-Fornecimento de lanche, jantar ou vale refeição de R$23,50

-Auxílio para pagar o transporte casa – trabalho – casa

-Folga em até 30 dias após o feriado.

Se você trabalha em supermercados:

-Jornada máxima de 8h;

-Passagem casa – trabalho – casa

-Folga extra em até 30 dias após o feriado, mas se passar disso, tem que pagar 100% das horas trabalhadas;

-Refeição;

-R$ 36,77 a mais pelo dia trabalhado em dinheiro ou vale-compras, pagos preferencialmente no dia ou no mês seguinte no contracheque.

Se o patrão vacilar, entre em contato com a gente para denunciar: www.secrj.org.br/denuncias. Caso prefira, envie um email para denuncia@secrj.org.br ou mande mensagem para (21) 96424-3770. A denúncia é anônima.

Defenda sua saúde

Fica ligado também que a pandemia ainda não acabou. Cuide da sua saúde. Se tiver alguma irregularidade sobre o fornecimento de equipamento de proteção, descumprimento das normas de segurança, como aglomeração, falta do uso de máscaras e materiais de higiene, a distância entre as pessoas fala com a gente. 

O Sindicato tem um canal exclusivo para receber denúncias relacionadas à Covid-19. Por ele, é possível fazer denúncias por WhatsApp (21) 96465-5930 ou pelo e-mail covid19@secrj.org.br, com o anonimato garantido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × quatro =