Face shield para os comerciários

postado em: #ficaadica, Notícias | 0

Já está em vigor o acordo que determina que as empresas devem fornecer a viseira plástica (face shield) para os trabalhadores do comércio que tenham contato com o público, ou ainda adotar as divisórias impermeáveis ou óculos de segurança. No acordo assinado entre o Sindicato e os patrões fica também determinado que as empresas devem disponibilizar materiais de higiene, com locais para lavar as mãos com água e sabão, mesmo em sanitários comuns ao público nos casos de shopping centers e galerias. 

 

face shield

Continua sendo um dos itens essenciais a máscara, assim como as luvas descartáveis, quando for essa a orientação das autoridades de saúde, álcool em gel e a colocação de divisórias impermeáveis. As empresas precisam manter o ambiente sempre limpo e arejado e controlar o acesso de clientes. 

Fiscalização

O Sindicato iniciará na próxima semana a fiscalização nas empresas. Cada medida descumprida pode custar uma multa de R$ 360 por cada infração e funcionário.

“A diretoria do Sindicato e nossas equipes de fiscalização vão percorrer as lojas da cidade para fiscalizar e poder garantir que as empresas disponibilizem os equipamentos de segurança aos seus funcionários. Apesar da volta do comércio, a pandemia ainda não acabou, é preciso tomar todas as medidas para preservar a saúde dos comerciários e comerciárias”, afirma Márcio Ayer, presidente do Sindicato dos Comerciários do Rio.

As empresas devem ainda afastar dos locais de trabalho aqueles que fazem parte do grupo de risco (pessoas com idade igual ou superior a sessenta anos, portadores de cardiopatias, doenças respiratórias crônicas, gestantes, diabéticos ou imunossuprimidos, dentre outros que sejam apontados pelo Ministério da Saúde), evitando seu deslocamento pela cidade.

Denúncias sobre a pandemia

O canal da Covid-19 do Sindicato continua funcionando. Por ele, é possível fazer denúncias por WhatsApp (21) 96465-5930 ou pelo e-mail covid19@secrj.org.br, com o anonimato garantido. Através desses contatos os comerciários poderão informar sobre óbitos, trabalhadores doentes e com sintomas. 

O Sindicato também recebe denúncias de descumprimento das normas de segurança, como aglomeração, falta do uso de máscaras e materiais de higiene, a distância entre as pessoas e assédio.

Veja abaixo os sindicatos patronais que já assinaram o acordo

Varejistas

Sindigêneros – Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Município do Rio de Janeiro

Sindilojas – Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro

Simerj – Sindicato do Comércio Varejista de Material Elétrico, Eletrônicos e Eletrodomésticos do Rio de Janeiro – Convenção Salarial

Sindfer-Rio – Sindicato do Comércio Varejista de Ferragens e Material de Construção do Município do Rio de Janeiro

Sincojoias – Sindicato do Comércio Varejista de Joias do Município do Rio de Janeiro 

Sindimóveis – Sindicato do Comércio Varejista de Móveis e Decoração do Município do Rio de Janeiro

Sindióptica – Sindicato do Comércio Varejista de Material Óptico, Fotográfico e Cinematográfico dos Municípios do Rio de Janeiro e Niterói

Atacadistas

Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro

Sindicato do Comércio Atacadista de Jóias e Relógios do Município do Rio de Janeiro

Sindicato Nacional do Comércio Atacadista de Pedras Preciosas

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 + 5 =