Outubro Rosa: cuidado e prevenção são os melhores caminhos

postado em: #ficaadica, Notícias | 0

São estimados quase 60 mil novos casos de câncer de mama no Brasil nas mulheres, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). É a primeira causa de morte por câncer entre elas. Por isso, cuidado e prevenção são necessários para as comerciárias, que precisam realizar periodicamente os exames. A possibilidade da doença aumenta nas mulheres a partir dos 40 anos. Abaixo desta idade, a ocorrência é menor. Já a partir dos 60 anos o risco é 10 vezes maior.

A diretora Rosângela da Silva, do Coletivo Margaridas do Sindicato dos Comerciários do Rio, ressalta a importância do cuidado que as comerciárias devem tomar: “temos uma jornada extensa de trabalho e muitas vezes ainda temos que cuidar da casa, e sobra pouco tempo para cuidarmos de nós mesmas. Mas é muito importante que cada trabalhadora tome todos os cuidados e que procure sempre o seu médico”.

Nas mulheres os principais sinais são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Cuidados

É possível reduzir o risco tomando algumas medidas, como praticar atividade física, ter uma alimentação saudável, não fumar, ter o peso adequado, evitar bebidas alcoólicas e hormônios sintéticos em altas doses. Segundo o INCA, é possível reduzir em 28% o risco de uma mulher desenvolver câncer de mama a partir da adoção desses hábitos.

O diagnóstico precoce da doença também é um dos principais fatores para reduzir a mortalidade por câncer. As chances de cura são bem maiores, chegando a 95%. Quanto mais avançado estiver o câncer de mama menor é a chance de cura.

Apesar de a incidência ser bem menor, os homens também correm o risco de ter câncer de mama. Sintomas como retração de pele, aparecimento de nódulos ou caroços, secreção pela aréola (mamilo), gânglios ou ínguas nas axilas são os sintomas mais comuns de câncer de mama em homens, além de vermelhidão na área do peito e coceira. Por isso, é importante também procurar um médico.

“Por isso, é preciso que as comerciárias e os comerciários cuidem da sua saúde, que às vezes acaba ficando em segundo plano por conta da nossa jornada diária. A saúde dos trabalhadores merece toda a nossa atenção, inclusive o Sindicato oferece diversas especialidades médicas na nossa sede e subsede para os comerciários sindicalizados. Não deixe de ver tudo o que a gente oferece!”, declara o presidente do Sindicato dos Comerciários, Márcio Ayer.

O Sindicato conta com a especialidade de Ginecologia em dois lugares:

Subsede Campo Grande – R. Iaçu, 74 (próximo a rodoviária). Tel: 2413-4388 / 3251-0787.
Subsede Miguel Pereira – Av. Roberto Silveira, 115/ 207. Tel: (24) 2484-2671.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez + catorze =