O 6º congresso da CTB-RJ definiu como uma das suas pautas prioritárias a luta pelo fim da escala 6×1, denunciada como uma violação contínua dos direitos trabalhistas, especialmente nas áreas do comércio e dos serviços.
O congresso, que ocorreu nos dias 30 e 31 de maio, reelegeu por unanimidade Paulo Sérgio Farias, oriundo da Cedae. A diretoria do Sindicato dos Comerciários também esteve presente.
O presidente Márcio Ayer foi eleito para ocupar a vice-presidência da CTB-RJ. Também vão compor a nova direção: Ana Paula (Sec. de Imprensa e Comunicação), Daniele Moretti (Sec. Saúde do Trabalhador e Segurança no Trabalho), Marcelo Black (Sec. de Políticas Sociais), Marcelo Bizerra (Coordenação Regional Centro Sul Fluminense), além de Darlana Santiago e Vinícius de Oliveira para a diretoria plena.
No primeiro dia do congresso, o presidente do Sindicato, Márcio Ayer, fez uma apresentação sobre a pauta do fim da escala 6×1: “foi um momento importante, pois reuniu dezenas de categorias de trabalhadores, muitas delas também sofrem com essa escala desumana. Essa é uma pauta urgente que impacta diretamente a qualidade de vida de milhares de trabalhadores e precisa estar no centro das nossas discussões”.
O congresso também definiu como pautas prioritárias a defesa da água pública, o SUS e a rede federal de hospitais no Rio de Janeiro, que sofre tentativas de fatiamento e privatização, entre outros temas.
Deixe um comentário