Nota de solidariedade ao presidente do Sindicato dos Comerciários de Júlio de Castilhos (RS), Fermino Miranda Lourenço

postado em: Notícias, Notícias de Destaque, SECRJ | 0

O Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro, Miguel Pereira e Paty do Alfgeres expressa sua total solidariedade ao presidente do Sindicato dos Comerciários de Júlio de Castilhos (RS), Fermino Miranda Lourenço, que no último domingo, dia 23, foi perseguido por dois homens mascarados e armados com objetos semelhantes a facões. Na fuga, junto com sua esposa, ambos foram feridos e tiveram que ser atendidos em um hospital.

sindicato

A Federação dos Empregados no Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecosul) já denunciou a agressão na Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, presidida pela deputada federal, Daiana Santos (PCdoB/RS), e à Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do RS (ALERGS), presidida pelo deputado estadual, Adão Preto (PT).

O caso é uma grave agressão à representação do movimento sindical e aos trabalhadores, em uma atitude perpetrada por criminosos com emprego de violência.

A atitude é uma retaliação contra a firme atuação sindical de Fermino na defesa dos direitos dos trabalhadores do comércio. O dirigente vinha notificando supermercados que estavam desconsiderando o acordo coletivo da categoria e não respeitando o código de posturas do município local. Esse não foi o primeiro ataque! Em outra ocasião, Fermino foi ameaçado com faca por responsáveis de um supermercado da região.

Atos como esses não podem ficar impunes. Nosso Sindicato se soma às demais entidades para denunciar tamanhas agressões, nesse verdadeiro atentado contra a livre atuação sindical. 

Tais agressões merecem nosso repúdio. Não vão calar a voz e nem impedir a atuação do movimento sindical em prol dos trabalhadores e da luta pelos seus direitos. Exigimos investigação profunda e que todos os envolvidos sejam punidos com o rigor da lei.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez + 3 =