O Supermercado RPC de Campo Grande (Supermarket) foi condenado na justiça por descumprir a escala 6×1 e o sistema 2×1 para o trabalho aos domingos. Na ação, o Sindicato mostrou que havia casos de funcionários trabalhando oito, nove e até 15 dias direto, sem qualquer descanso.
“É uma grande falta de respeito com os trabalhadores. Não dá pra aceitar uma empresa querer obrigar alguém a trabalhar 15 dias seguidos, sem qualquer descanso. É preciso rever isso e punir exemplarmente uma empresa como essa, aplicando multa pesada, que inclusive vamos solicitar na justiça. Um caso desse não pode passar impune”, afirma Márcio Ayer, presidente do Sindicato dos Comerciários.
A partir da decisão da justiça, a empresa fica obrigada a regularizar a escala de serviços de seus empregados para conceder o repouso semanal remunerado dentro do módulo semanal e adotar o sistema “2X1”, onde, a cada dois domingos trabalhados, segue-se outro, necessariamente, de descanso.
O supermercado foi condenado, ainda, ao pagamento de multa. O mercado fica na Estrada da Cachamorra, nº 1.270, Loja A, B, C, D e E, em Campo Grande. A decisão ainda cabe recurso.
Deixe um comentário