Ministério da Saúde atualiza lista de doenças relacionadas ao trabalho

postado em: Notícias, Notícias de Destaque, Saúde | 0

No último dia 29 de novembro, o Diário Oficial da União publicou a portaria da ministra da Saúde, Nísia Trindade, que atualiza a lista de doenças relacionadas ao trabalho. Forma incorporadas 165 novas patologias, entre elas: Covid-19, transtornos mentais como Burnout, ansiedade, depressão e tentativa de suicídio e tipos de cânceres.

saúde

Dados do Ministério da Saúde apontam que o Sistema Único de Saúde (SUS) atendeu quase 3 milhões de casos de doenças ocupacionais entre 2007 e 2022, sendo a maior parte das notificações, 52,9%, relativa a acidentes de trabalho graves.

“Enquanto o governo anterior mantinha uma postura negacionista, contra a saúde e de precarização das relações de trabalho, temos agora uma gestão à frente do Ministério da Saúde que realmente atua no cuidado aos trabalhadores para que não adoeçam em serviço”, avalia Márcio Ayer, presidente do Sindicato dos Comerciários.  

Ainda segundo o levantamento, 26,8% das notificações foram geradas pela exposição a material biológico; 12,2%, devido a acidente com animais peçonhentos; e 3,7% por lesões por esforços repetitivos (LER) ou distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho. Em 2023, já são mais de 390 mil casos notificados de doenças relacionadas ao trabalho.

“A atualização da lista era uma reivindicação dos movimentos em defesa da saúde do trabalhador. Agora temos que intensificar a fiscalização para que a portaria seja realmente cumprida”, destaca Daniele Moretti, diretora de Saúde do Sindicato.

Veja aqui a lista completa publicada no diário oficial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 − 4 =