7 empresas com os maiores índices de denúncias no primeiro semestre de 2023

O setor de supermercados lidera o ranking com o maior número de denúncias por desrespeito às leis trabalhistas e à convenção coletiva, de acordo com o levantamento feito pelo Sindicato, no primeiro semestre deste ano. 

empresas

Dentre os abusos levantados pelo nosso setor de denúncias, o descumprimento da jornada 6×1 é o maior problema enfrentado pelos trabalhadores do comércio do Rio, seguido pelo não pagamento de hora extra, não concessão de folgas e intervalos para almoço, e problemas com o banco de horas.

Também estão na lista das reclamações o não cumprimento da escala de folgas aos domingos, a falta de pagamento do lanche que os trabalhadores têm direito aos sábados, domingos e feriados e até mesmo em relação ao reajuste salarial, que algumas empresas não cumprem a convenção.

“Infelizmente ainda recebemos muitas denúncias por conta de descumprimento da convenção coletiva. Por isso, temos feito cotidianamente as fiscalizações nas lojas, inclusive nos feriados, para garantir que os direitos de cada funcionário seja respeitado. É importante que os trabalhadores denunciem qualquer abuso para que possamos atuar e cobrar da empresa o cumprimento da convenção”, destaca Márcio Ayer, presidente do Sindicato dos Comerciários. 

Veja quais são as empresas mais denunciadas:

1º – Supermarket

2º – Tubarão

3º – Assaí Atacadista

4º – Casa & Vídeo

5º – SuperPrix

6º – Campeão

7º – Guanabara

O que acontece quando o Sindicato recebe uma denúncia?

Depois da apuração, a empresa em alguns casos é chamada para se apresentar ao Sindicato com a documentação. A notificação também pode se transformar em ação judicial. 

As denúncias ajudam o Sindicato a tomar conhecimento dos abusos e resolver o problema. Anote o e-mail: denuncia@secrj.org.br. É preciso enviar o CNPJ e provas do relatado. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 1 =