4º Encontro de Cipeiros: um dia de muito aprendizado

postado em: Notícias, Notícias de Destaque, Saúde | 0

Mais uma vez a sede do Sindicato recebeu dezenas de trabalhadores, dos mais diversos segmentos do comércio, para o 4º Encontro de Cipeiros. 

cipeiros

O encontro debateu a importância das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA) no combate ao assédio e na atuação da prevenção de acidentes e doenças ligadas à atividade profissional. 

“Esse é o nosso quarto encontro, que a cada ano recebe mais trabalhadores. Na pandemia, inclusive, fizemos o encontro de forma virtual. São sempre momentos ricos de debate, por isso temos muito orgulho de ver nosso auditório lotado para abordar temas que tocam o dia a dia de cada trabalhador do comércio. Nossa Casa completou recentemente 115 anos, e seguimos na formação e conscientização, por mais direitos e um ambiente de trabalho de qualidade”, comemora Márcio Ayer, presidente do Sindicato dos Comerciários.   

No encontro deste ano, a ampliação da Norma Regulamentadora nº 5 foi apresentada pelo técnico de segurança do trabalho Sindicato, Carlos Bernardo, e pela advogada Dayse Maiques.

A segunda palestra do dia abordou os efeitos psicológicos do assédio no ambiente de trabalho, apresentada pela Ana Carolina, psicóloga do Sindicato.

O encontro foi encerrado em clima de confraternização, com o Sindicato orgulhoso em promover esse encontro tão necessário por mais um ano.

“Muito orgulho de construir um encontro tão positivo, que reuniu tantos trabalhadores e trabalhadoras, para debater pautas tão importantes para os comerciários. Casos de assédio, moral e sexual, que atingem em especial as mulheres, ainda são uma realidade que precisamos combater. Nosso encontro fica como uma marca de conscientização dos trabalhadores”, destacou a diretora de Saúde e Segurança do Trabalho do Sindicato, Daniele Moretti, que recentemente foi eleita para a presidência do Conselho Estadual de Saúde.

Quem faz parte da CIPA?

Os membros das CIPAs são eleitos pelos trabalhadores e contam também com membros indicados pelas empresas. A formação da CIPA é uma obrigação das empresas prevista na NR5 do Ministério do Trabalho.

Se você quer participar ou criar a CIPA na sua empresa, entre em contato com a gente: cipa@secrj.org.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 + 13 =