Trabalhadores do Grupo BIG aprovam acordo coletivo de trabalho

Na assembleia realizada nesta quinta, dia 10, em dois turnos, os trabalhadores do Grupo Big Brasil aprovaram o acordo coletivo, com vigência de dois anos, garantido a reposição da inflação já na data-base e diversos benefícios, como licença maternidade/paternidade.grupo big

“Muito importante este acordo que aprovamos nesta quinta. Além de trazer alguns benefícios sociais, fica garantida a reposição integral das perdas já a partir da data-base, em maio. A empresa também repassará o índice acima da inflação que conquistarmos na campanha salarial pela convenção com o Sindigêneros”, explica Márcio Ayer, presidente do Sindicato dos Comerciários.

Pelo acordo, a empresa também se compromete a não realizar desvio de função e combater, através de ações educativas, o assédio moral e sexual, entre outras conquistas. Veja abaixo os principais pontos aprovados:

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO – GRUPO BIG BRASIL S.A

VIGÊNCIA DO ACORDO – 12 de maio de 2023 a 11 de maio de 2025

REAJUSTE AUTOMÁTICO PARA A DATA-BASE – Caso as negociações coletivas não sejam finalizadas dentro do mês da data base (12/05), os empregados terão seus salários reajustados com percentual de 100% (cem por cento) ao da variação do INPC nos últimos doze meses anteriores.

LICENÇA MATERNIDADE/PATERNIDADE – Os empregados do grupo Big Brasil S.A terão direito a licença maternidade de 180 (cento e oitenta) dias e licença paternidade de 20 (vinte) dias.

DESVIO DE FUNÇÃO – Não será permitido o desvio de função, inclusive de aprendizes.

ASSÉDIO MORAL E SEXUAL – As empresas se comprometem a combater permanentemente, através de ações positivas e instrutivas, a prática de assédio moral e sexual decorrente do ambiente de trabalho.

USO DE SANITÁRIOS – As empresas não adotarão procedimentos de restrição do uso de sanitários durante a jornada de trabalho, devendo adotar condutas que facilitem a substituição do empregado nestas circunstâncias.

ASSISTÊNCIA À RESCISÃO CONTRATUAL – As homologações de rescisão de contrato de trabalho que tenham vigorado por mais de 180 (cento e oitenta) dias, serão realizadas obrigatoriamente no Sindicato.

POLÍTICA DE ORIENTAÇÕES PARA MELHORIA (POM) – O grupo BIG se compromete a cumprir o estabelecido na Política de Orientações de Melhoria (POM).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 − 2 =