O dia 18 de junho vai além de um dia que guardamos com carinho, é uma data histórica e de revolução para o movimento sindical através do protagonismo dos comerciários. Foi nesta data que uma chapa, formada verdadeiramente por comerciários, venceu a eleição e deu fim aos desmandos de uma máfia que tomava conta da entidade.
Foi em 2015, no dia 18/06, que foi anunciado o resultado final da eleição que elegeu a chapa A Hora da Mudança. Desde então muita coisa mudou:
“O Sindicato voltou a ser realmente dirigido pelos comerciários. A entidade só cresceu, ampliamos os serviços e mostramos que o Sindicato está presente nas lutas dos trabalhadores. Não por acaso, o número de sócios cresce mês a mês”, comemora Márcio Ayer, presidente do Sindicato.
“Nossa luta segue firme a cada dia. Estamos em campanha salarial, percorrendo os principais centros comerciais para mostrar para os trabalhadores que é na luta que a gente vence. Os patrões até o momento não garantiram o aumento real, mas não vamos recuar. Por isso, é tão importante a participação de todos”, finaliza Ayer
Dia de luta do comerciário
O dia virou um marco para o sindicalismo e virou lei na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. A Lei 7.396/2016, de autoria da deputada Enfermeira Rejane (PCdoB), instituiu o 18 de junho como Dia Estadual de Luta pela Valorização dos Comerciários, data registrada eternamente na memória dos trabalhadores.
Homenagens
Dá uma olhada nesses depoimentos de alguns comerciários que viram no dia a dia as mudanças acontecerem. Para que venham ainda mais conquistas, é necessário mais participação e, sobretudo, proximidade com seu sindicato para fortalecer a luta por mais direitos para todas e todos.
Deixe um comentário