Carta aberta aos empresários do comércio

postado em: Notícias, Notícias de Destaque, SECRJ | 0

Carta aberta aos empresários do comércio

É com grande preocupação que acompanhamos o crescimento expressivo da taxa de contaminação pela Covid, que já pressiona o sistema de saúde. Ainda que a nova variante tenha caráter menos letal, inclusive pela adesão dos brasileiros à vacina, esta já se provou altamente contagiosa.

O Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro, Miguel Pereira e Paty do Alferes, em seu primeiro ato do ano, enviou um ofício à prefeitura do Rio solicitando o diálogo com o setor a fim de reavaliar o horário de funcionamento do comércio. A intenção é evitar o deslocamento em horários de pico. No Sindicato, reduzimos a jornada de trabalho dos nossos funcionários, assim como mantemos a testagem de todos e afastamos os que testaram positivo.

Precisamos preservar a saúde dos trabalhadores. Neste sentido, endereçamos essa manifestação às entidades patronais para que apoiem a redução do horário de funcionamento e também disponibilizem testes para seus funcionários, assim como já solicitamos a intensificação da testagem à prefeitura.

A preocupação também é com os empregos. Recebemos relatos de lojas que estão com o quadro de funcionários reduzidos e inclusive de lojas que fecharam pela ausência de funcionários. Tal situação é preocupante, inclusive pelo ponto de vista econômico, já que as empresas precisam manter as remunerações e demais direitos trabalhistas destes funcionários.

Diante do cenário atual e das previsões nada otimistas da comunidade científica para as próximas semanas, se faz necessário um esforço urgente de todos os setores: poder público, iniciativa privada e população. O Sindicato se encontra à disposição das entidades empresariais para o diálogo.

Márcio Ayer
Presidente do SECRJ