Sindicato realiza Encontro de Igualdade Racial

O Sindicato promoveu, na última quarta-feira (17/11), o Encontro de Igualdade Racial, para celebrar o Dia da Consciência Negra. O encontro contou com a participação de lideranças de movimentos antirracistas. O evento marcou também o lançamento do documentário PretoConceito, produzido pelo Sindicato dos Comerciários.

racismo

O Encontro Racial teve início encenações teatrais sobre as formas mais comuns de racismo presentes na sociedade e um debate. Em seguida, foi exibido o documentário PretoConceito e fechou-se a noite ao som de muita música, como forma de resistência aos tempos atuais.

O presidente do Sindicato dos Comerciários, Márcio Ayer, também esteve presente no evento, e se mostrou muito feliz com a iniciativa. “É muito bom poder mostrar a essas pessoas que estamos do lado delas na luta pela igualdade de direitos. Porém, essa luta precisa se estender para além do mês de novembro, para que um dia toda a população negra do país possa ter o respeito que ela merece”, afirmou o presidente.

Entre os participantes, estiveram Mônica Gurjão e Antônio Carlos (Unegro) e Vânia Bretas (União Brasileira de Mulheres), que debateram ações para o combate ao preconceito, tendo à frente a Diretora de Promoção da Igualdade Racial do Sindicato, Darlana Santiago.

Para a diretora do Sindicato, Darlana Santiago, o encontro foi uma oportunidade para celebrar a data e debater assuntos pertinentes ao mundo do trabalho e a sociedade. “Estamos muito contentes em poder promover este tipo de ação em nossa sede, por comemorar o Dia da Consciência Negra e reafirmar o nosso compromisso de luta pela igualdade racial em nosso país”, celebrou.

PretoConceito:  um documentário sobre relatos racistas

O documentário PretoConceito, produzido pelo Sindicato dos Comerciários especialmente para esta ocasião, contou com a participação de trabalhadores que, em diferentes situações, passaram por casos de discriminação em função de sua cor ou religião. Mostra, portanto, os casos de racismo, preconceito e intolerância que fazem parte da vida das pessoas no mundo do trabalho e na sociedade.

Para assistir ao documentário, que já está disponível para todos no canal do Sindicato dos Comerciários no Youtube, é só acessar o link ao final desta matéria.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × quatro =