Black Friday: Seus direitos não estão em promoção

Chegou o mês de dar aquele gás nas vendas, mas cuidado com o abuso do patrão.  Na Black Friday todo mundo quer vender mais e faturar, porém é preciso respeitar os direitos dos comerciários. 

Com alto índice de denúncias de precarização de trabalho, a Black Friday acontece na última sexta deste mês, mas na prática a correria nas lojas ocorre o mês inteiro. 

“É bom ter uma chance de aumentar as vendas, mas o ruim é que alguns patrões sobrecarregam os comerciários. Por isso, é sempre bom estar atento. Jornadas abusivas podem inclusive prejudicar a saúde dos trabalhadores. As empresas estão de olho no aumento do lucro, mas precisa ser bom para todos os lados, em caso de abuso denunciem”, declara Márcio Ayer, presidente do Sindicato dos Comerciários.

Veja algumas regras sobre a jornada de trabalho:

-44 horas semanais;

-8 horas por dia (sem contar a hora extra); 

-As horas extras devem ser remuneradas;

-Não pode ultrapassar 02 horas extras por dia;

-Descanso Semanal Remunerado deve ser mantido (escala 6×1).

Fique de olho e denuncie

Fique de olho nos seus direitos e na sua saúde. Se houver excesso, denuncie. 

As denúncias devem ser enviadas por email para denuncia@secrj.org.br ou por WhatsApp (21) 96424-3770. Você pode ainda usar o nosso App. É bem rápido e prático!

Baixe o app no seu celular! Tem versão para Android ou IOS. Você pode procurar por ComerciariosRJ ou clique em um dos links abaixo:

– Play Store: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.direta.comerciariosrj

– Apple Store: https://apps.apple.com/br/app/comerci%C3%A1rios-rj/id1578608416

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

doze − 10 =