Encontro das comerciárias debate o papel da mulher negra

postado em: Notícias, Notícias de Destaque, SECRJ | 0

Neste domingo, dia 25 de julho, comemora-se o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha. Para marcar a data, o Sindicato dos Comerciários promoveu um encontro virtual organizado pelas diretorias de Promoção da Igualdade Racial e da Mulher Trabalhadora.

mulher negra

O encontro, que contou com uma saudação inicial da vice-presidenta do Sindicato, Ana Paula, teve como principal ponto o racismo ainda preponderante na sociedade, inclusive no mercado de trabalho. 

A apresentação ficou a cargo da diretora da Mulher Trabalhadora, Rosangela Rocha, que falou sobre o racismo presente no dia a dia, inclusive em nossos lares. A diretora de Promoção da Igualdade Racial, Darlana Santiago, também abordou os mais diversos casos de racismo que ocorrem diariamente, principalmente no trabalho: “precisamos nos fazer presentes, faltam políticas de valorização do povo negro, ser negra ou negro é diferente, estamos em constante desigualdade, infelizmente!”.

O encontro contou com a participação especial da Assistente Social e vice-presidente do Conselho dos Direitos da Mulher da Cidade do Rio, Camila Moraes, que apresentou aspectos do racismo estrutural e do machismo no país: “nós, mulheres negras, somos passíveis de toda discriminação, não temos igualdade no salário. A nossa cor determina como a gente é tratada”. Camila ressaltou ainda que o racismo é uma questão de poder e que, por isso, é preciso ocupar todas as estruturas políticas.

Após a participação dos demais presentes, por fim, a diretora Darlana disse que pretende organizar um encontro da questão racial com as comerciárias e os comerciários, no mês de novembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 2 =