6 anos da retomada do Sindicato! Uma nova história para os comerciários!

postado em: Notícias, SECRJ | 0

O 18 de junho de 2015 ficou marcado pela retomada do Sindicato dos Comerciários para as mãos dos trabalhadores. Neste dia, foi anunciado o resultado final da eleição que elegeu a chapa A Hora da Mudança, tendo à frente Márcio Ayer, presidente da entidade. Era o começo de uma nova história para os comerciários e as comerciárias. Uma data para ficar registrada e ser comemorada todos os anos.

“Não foi fácil, os antigos gestores fizeram de tudo para impedir a eleição democrática para eleger uma chapa formada verdadeiramente por comerciários. Foram dias tensos, sem dúvida. Mas sabíamos que estávamos fazendo o certo e que isso entraria para a história do movimento sindical brasileiro. Hoje temos orgulho de ter um Sindicato que realmente representa e luta pelos comerciários ”, comemora o presidente Márcio Ayer, presidente do Sindicato dos Comerciários.

Dias tensos, mas com final feliz

O Sindicato dos Comerciários ficou por mais de 40 anos na mão de uma única família. Os Mata Roma, que se mantiveram no poder graças a uma série de fraudes e com prejuízos milionários para a entidade.

Mas em 2014, a justiça começou a investigar as fraudes e marcou novas eleições. Mas não foi fácil. Na madrugada do início da eleição, mais de 200 vândalos invadiram o Sindicato para melar as eleições. Só que o plano entrou pela culatra e todos os capangas foram presos.

A eleição, então, ocorreu normalmente, com os comerciários aptos, votando democraticamente depois de tantos anos.

“Agora o trabalhador sabe que pode contar com a sua entidade para defendê-lo de qualquer abuso. Mas não paramos por aqui, a cada dia queremos que os comerciários estejam mais próximos do Sindicato. Cada vez mais muitos vão se beneficiando das nossas conquistas. Nossa luta apenas começou”, finaliza Márcio Ayer, que em 2020 foi reeleito para presidir o Sindicato.

Dia de luta do comerciário

A data do 18 de junho virou um marco para o sindicalismo brasileiro. Virou até lei na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

A Lei 7.396/2016, de autoria da deputada Enfermeira Rejane (PCdoB), instituiu o 18 de junho como Dia Estadual de Luta pela Valorização dos Comerciários, e ficará para sempre registrado na memória dos trabalhadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 + vinte =