Ministério Público do Trabalho recomenda afastamento de gestantes

postado em: Benefícios, Notícias | 0

Continuando a luta para que trabalhadores do grupo de risco sejam afastados de suas atividades por causa da pandemia, o Ministério Público do Trabalho (MTP) emitiu nota técnica recomendando o afastamento imediato de gestantes de suas obrigações no ambiente de trabalho.

gestante

O Sindicato tem cobrado das empresas a manutenção desse afastamento, não só das gestantes, mas de todos os trabalhadores do grupo de risco, enquanto a vacina não chega para todos. “Já fizemos duas reuniões com os patrões e o Ministério Público do Trabalho, e solicitamos a manutenção do afastamento dessas pessoas. Esperamos chegar a um acordo o mais breve possível. A pandemia continua presente e todos os cuidados precisam ser mantidos”, avalia Márcio Ayer, presidente do Sindicato dos Comerciários.

Nota técnica do MPT

Entendendo a vulnerabilidade de mulheres grávidas expostas ao vírus, que ainda continua em alta, o distanciamento ainda é a melhor opção para que o contágio e a disseminação do da doença seja melhor controlada. Para o Sindicato, pessoas idosas, hipertensas, obesas e com câncer também são prioridade, e esta nota já é um importante avanço em nossa luta diária para que os trabalhadores tenham a sua saúde preservada neste momento tão difícil.

O Sindicato ainda terá nova reunião com o Ministério Público do Trabalho e os patrões para reforçar este assunto que é de extrema importância para a saúde do trabalhador.

Canal Covid-19 – Você pode enviar alguma denúncia para o nosso Whatsapp (21) 96465-5930 ou pelo email covid19@secrj.org.br, com o anonimato garantido. Através desse contato os comerciários podem informar sobre óbitos, trabalhadores doentes e com sintomas. O Sindicato também recebe denúncias de descumprimento das normas de segurança, como aglomeração, falta do uso de máscaras e materiais de higiene, a distância entre as pessoas e assédio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze + 12 =