10 comentários racistas dentro do comércio

postado em: Notícias, SECRJ | 0

Sabe aqueles comentários que rolam dentro da loja? Eles podem machucar! São palavras e termos que contribuem para o racismo, às vezes o nosso colega de loja usa sem saber que ofende. Temos que repetir incansavelmente que COMBATER O RACISMO É UM DEVER DE TODOS. A mudança também está nas pequenas atitudes dentro do comércio. Vamos dar alguns exemplos de falas que todos devem ELIMINAR do nosso vocabulário.

racistas

“Para trabalhar aqui você tem que arrumar esse cabelo” – Cabelo afro não é sinônimo de cabelo ruim. Ruim é sofrer preconceito!

 “Serviço de preto” – Essa aqui tá fácil, é só você substituir por “serviço mal feito”. Viu?

 “Mercado Negro” – Normalmente usado para contrabando. Ao falar isso você está relacionando os negros à ilegalidade. PARE!

 “Vai denegrir a imagem da loja” – E aí o patrão mandou essa? Errou rude, denegrir sugere que negro é ruim, é melhor trocar por desacreditar, difamar. 

“Só podia ser preto” – Essa é a marca registrada de cliente racista. Está dizendo que negros não fazem nada certo? Que absurdo!

“Cor do pecado” – Tem gente que acha que é elogio, mas pecado é considerado como algo errado, então você está mais uma vez relacionando a cor da pele a algo ruim. Essa expressão, aliás, é falta dupla, porque ela é usada para sexualizar o corpo negro. 

“Negra (o) com traços finos” – Meu Deus! Você está dizendo que o padrão de beleza é ser branco. 

“Não sou tuas negas” – Então com as negras pode fazer tudo?

“Tem um pé na cozinha”, “denegrir”, “lista negra” “ovelha negra” e daí em diante. O legal é ajudar o colega que ainda não se ligou que ninguém gosta de ser ofendido. 

“Amanhã é dia de branco” – Você está chamando os negros de preguiçosos? ?

Mas todo mundo fala assim a vida inteira? Nunca é tarde para mudar. Ao ouvir expressões racistas dê o salve para o coleguinha também. E pense sempre antes de falar! ?

Sofreu racismo? Denuncie em www.secrj.org.br/denuncias. Caso prefira, envie um email para denuncia@secrj.org.br ou mande mensagem para (21) 96424-3770. A denúncia é anônima.

Leia também: 

Racismo é crime. Não se cale, denuncie!

Coletivo de Igualdade Racial debate racismo no trabalho 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − dezesseis =