Vitória do Sindicato! Guanabara agora tem que aceitar atestados médicos

postado em: Denúncias, Notícias | 0

Foi na luta! O Sindicato dos Comerciários fez de tudo e conseguiu acabar com o absurdo que o Guanabara estava fazendo com os atestados dos seus funcionários. A justiça decidiu que o supermercado não pode exigir o comparecimento na empresa de comerciários que tenham atestados médicos orientado o afastamento do serviço. Se o empregado ou empregada tem atestado, é pra ficar em casa. Agora é na marra, se não cumprir, vai levar multa por cada descumprimento! 

“Demos um basta neste absurdo que o Guanabara vinha cometendo. Buscamos o diálogo, mas a empresa não atendeu, fomos pra justiça e agora eles vão ter que aceitar o atestado. Desde que recebemos a denúncia atuamos para reverter essa situação. Uma importante vitória do nosso Sindicato em prol dos trabalhadores do Guanabara”, afirma Márcio Ayer, presidente do Sindicato dos Comerciários do Rio.

Para a justiça, diante da situação de pandemia que tomou conta do Rio de Janeiro, não se pode exigir que o trabalhador, com o atestado médico, ainda tenha que ir na empresa. A justiça considerou inaceitável a determinação do Guanabara de expor um trabalhador possivelmente infectado a entrar em contato com outras pessoas, seja no local de trabalho, no transporte ou nos containers instalados pela empresa, onde esses trabalhadores tinham que submeter a uma nova avaliação.   

Guanabara rejeita acordo com o MPT e justiça considera caso grave

O Ministério Público do Trabalho (MPT) chegou a propor que os atestados dos comerciários com suspeita de coronavírus fossem levados por outra pessoa, com o objetivo de evitar que o funcionário contaminado tivesse que ir à empresa. Mas nem isso o Guanabara aceitou, o que foi considerado grave pela justiça.

O juiz do trabalho Eduardo Mussi Dietrich Filho, na sua decisão, também entendeu como grave a situação de um comerciário que mesmo com gripe e atestado de afastamento por 14 dias fosse obrigado a comparecer na empresa no mesmo dia em que foi à unidade de saúde e ainda voltasse ao trabalho na semana seguinte, não sendo respeitado os 14 dias como determinava o atestado. 

Tem denúncias sobre Covid-19?

O Sindicato tem um canal exclusivo para tratar do Covid-19. Por ele, os trabalhadores podem enviar informações, tirar dúvidas e fazer denúncias sobre a situação no local de trabalho durante a quarentena. 

Você pode enviar denúncias por WhatsApp (21) 96465-5930 ou pelo e-mail covid19@secrj.org.br, com o anonimato garantido. 

Através desses contatos os comerciários podem informar sobre óbitos, trabalhadores doentes e com sintomas. O Sindicato também recebe denúncias de descumprimento das normas de segurança, como aglomeração, falta do uso de máscaras e materiais de higiene, a distância entre as pessoas e assédio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte + dois =