Multa de até R$ 100 mil para quem abrir no dia primeiro
O Sindicato dos Comerciários do Rio garantiu na justiça o direito a folga no dia 01 de janeiro de 2020 para os comerciários. A juíza titular da 51a Vara do Trabalho determinou em sua sentença. “Defiro a tutela de urgência pretendida, determinando às empresas requeridas que se abstenham de funcionar na data de 01/01/2020, sob pena de multa no valor de R$ 100.000,00 por estabelecimento” .
Segundo Márcio Ayer, presidente do Sindicato dos Comerciários do Rio, os comerciários trabalharam exaustivamente o ano inteiro e merecem passar um pouco das festas com suas famílias, uma vez que só possuem 3 folgas certas durante todo o ano que são o natal, ano novo e o dia do comerciário. “Precisamos respeitar o direito dos trabalhadores de estarem com suas famílias e amigos nas festas. Todas as empresas do comércio do Rio de Janeiro que são abrangidas pela nossa convenção coletiva não poderão funcionar no dia primeiro. Foi uma grande vitória a liminar conquistada pelo nosso departamento jurídico,” afirma Márcio Ayer.
A ação foi motivada por denúncias dos trabalhadores de duas empresas Mercadinho S.R do Rio da Prata EIRELI e Mercado Nossa Senhora de Fátima do Lameirão EIRELI, que insistiram em convocar seus funcionários para o trabalho no dia 01 de janeiro. De posse de provas, o Departamento Jurídico do Sindicato fez o pedido de medida cautelar para que não haja descumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) que foi garantido pela decisão.
Veja a sentença completa da juíza. MedidaCautelar
Ainda tem dúvidas sobre a abertura no comércio no dia primeiro de janeiro acesse todas as Convenções Coletivas de Trabalho(CCT) dos segmentos de comércio abrangidos pelo Sindicato dos Comerciários link no site do Sindicato.
O patrão ficou maluco e ainda sim resolveu desafiar a justiça e o Sindicato abrindo no dia primeiro, faça uma denúncia, ela é anônima, você não precisa se identificar. Faça imagens de tudo que puder para provar a abertura no dia primeiro.
- Ponto
- Cupom ou nota fiscal para mostrar o movimento
- Comunicação da empresa convocando o trabalho no dia primeiro.
E envie para fiscalizacao@secrj.org.br
Deixe um comentário