Sindicato fiscaliza cumprimento do acordo coletivo e direitos dos comerciários no feriado

postado em: Benefícios, Notícias | 0

feriadoTá no acordo coletivo, tem que respeitar! O Sindicato dos Comerciários percorreu no feriado do Dia de Finados (2 de novembro) shoppings, lojas de ruas e supermercados para fiscalizar o cumprimento do acordo coletivo em relação aos direitos dos comerciários nos feriados.

Para abrir suas portas, a empresa precisa assinar o termo de feriado, informando o número de comerciários que estarão trabalhando. Esse documento permite que o Sindicato tenha conhecimento e possa fiscalizar para cobrar da empresa o cumprimento de todos os benefícios do acordo no que se refere ao trabalho nos feriados.

“A diretoria do Sindicato passou o dia indo de loja em loja, conversando com cada comerciário e comerciária, explicando seus direitos e verificando se todos estão recebendo os benefícios como determina a nossa convenção coletiva. Em um momento de ataques aos direitos dos comerciários, é importante ter uma convenção coletiva assinada que assegura nossas conquistas”, destaca o presidente do Sindicato dos Comerciários, Márcio Ayer. 

“É bom lembrar que recentemente o governo federal editou a Medida Provisória 881, que liberava as atividades nos domingos e feriados, sem nenhuma compensação para os trabalhadores. Uma das maldades era ter que trabalhar seis domingos seguidos para ter uma folga no domingo posterior, sem receber nada por isso. O Senado, com pressão dos sindicatos e das federações, recusou essa proposta”, complementa Ayer.

Felizmente, muitas empresas estavam com o acordo de feriado correto. Porém, algumas ainda insistem em não respeitar a convenção coletiva. Nestes casos, elas foram notificadas pelo Sindicato para que cumpram com a convenção.

A direção do Sindicato também aproveitou o momento para tirar dúvidas dos comerciários e divulgar o jornal que destaca o reajuste conquistado na campanha salarial deste ano e os acordos de domingos e feriados que estão vigentes.

Próximos feriados

O Sindicato também estará com suas equipes nas ruas fiscalizando o comércio nos próximos feriados do mês de novembro: 15 (sexta-feira – Proclamação da República) e 20 (quarta-feira – Dia da Consciência Negra). 

Mais uma vez o Sindicato pede que os comerciários denunciem, caso a empresa não tenha feito o acordo de feriado. Esse documento existe para que o Sindicato fiscalize o cumprimento da convenção coletiva e garanta seus direitos. 

Se a sua empresa não está com o termo de feriado em dia, mande um e-mail para fiscalizacao@secrj.org.br informando o nome da loja e o bairro em que você trabalha. Se tiver foto de algum comunicado, circular ou e-mail que comprove o funcionamento da loja, envie também. A denúncia é anônima.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 − cinco =