Sindicato notifica empresas para fazer valer o acordo do Dia do Comerciário

postado em: Direitos, Notícias | 0

No dia do Comerciário, o Sindicato fez valer o acordo coletivo e notificou diversas lojas e mercados, onde os patrões teimaram em abrir. Desde o começo da manhã, o Sindicato começou a receber denúncias de locais abertos. Os diretores sindicais, com suas equipes, percorreram diversos bairros do Rio para fiscalizar as lojas abertas irregularmente. 

A convenção coletiva firmada entre o Sindicato e os patrões é precisa quando informa que na terceira segunda-feira do mês de outubro será comemorado o Dia do Comerciário. Por conta disso, nenhuma loja ou mercado pode abrir, nem mesmo para trabalho interno.

A maior parte das lojas respeitaram o feriado e não abriram. Porém, uma minoria de patrões tentou a todo custo desrespeitar a convenção e abriu nesta segunda. O Sindicato então notificou essas empresas e fechou suas portas, com os funcionários indo embora para suas casas.

“Muitos donos de lojas e supermercados cumpriram o acordo e não abriram neste dia. Mas ainda temos uma minoria que insiste em burlar nossa convenção. Nestes casos notificamos a empresa e vamos cobrar a multa por descumprimento da convenção coletiva. É um desrespeito com os comerciários que ralam o ano inteiro e merecem essa folga de hoje para poder descansar. Esse é o dia deles e o Sindicato está nas ruas para fazer cumprir o acordo”, destaca o presidente do Sindicato dos Comerciários, Márcio Ayer.

Se a sua loja abriu, denuncie. Mande um e-mail para fiscalizacao@secrj.org.br informando o nome, endereço da loja e número aproximado de funcionários que trabalharam. Envie também algo que comprove o funcionamento, como um cupom fiscal. Seu anonimato é garantido.

 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 + nove =