Comerciários rejeitam proposta de jornada espanhola

postado em: Campanha Salarial, Notícias | 0

O Sindicato dos Comerciários do Rio percorreu diversas lojas de ferragens e materiais de construção para ouvir os trabalhadores sobre a jornada espanhola que está sendo proposta pelo sindicato patronal. A maioria esmagadora dos comerciários, 79%, votou contra a implementação desta jornada, por ser excessiva para os trabalhadores, que ainda cumprem as horas extras.

A jornada espanhola de trabalho é realizada da seguinte forma:

O funcionário cumpre uma jornada de 40 horas em uma semana e 48 horas na semana seguinte, sempre alternado. 

Assim, na semana de 40 horas, o comerciário trabalha 5 dias e folga dois (5×2). Na semana de 48 horas, são 6 dias de trabalho, com 1 de folga (6×1). Os dias de folgas são combinados com o patrão.

É importante lembrar que uma jornada excessiva pode trazer doenças ocupacionais, como estresse, depressão e até mesmo lesões por esforço contínuo. Muitos comerciários fazem hora-extra ou banco de horas, o que aumenta ainda mais a jornada diária de cada trabalhador.

A jornada espanhola só poderá ser implementada através de acordo coletivo assinado pelo Sindicato dos Comerciários com os patrões. Portanto, é necessário que os comerciários estejam atentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 4 =