Diretora do Sindicato recebe prêmio por luta pelos direitos das mulheres

postado em: Notícias, Sindicato | 0
Diretora Rosangela Silva recebe Prêmio Diploma Mulher Cidadã Leolinda Daltro das mãos da deputada Enfermeira Rejane | Foto: Wellington Santos/Comerciários

“Esse prêmio não é só meu, é de todas as comerciárias que sofrem com os abusos e a violência do machismo nas lojas. Comerciárias esse prêmio é nosso!”. Foi assim que a diretora do Sindicato dos Comerciários do Rio, Rosangela Silva iniciou sua fala ao receber o Prêmio Diploma Mulher Cidadã Leolinda Daltro, concedido pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), por iniciativa da deputada Enfermeira Rejane (PCdoB). O nome de Rosangela foi indicado pela Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil (CTB).

Na última segunda-feira (11), a Alerj realizou uma sessão solene para homenagear  14 mulheres que se destacaram na defesa dos direitos das mulheres com o Diploma Leonilda Daltro.  A luta das comerciárias foi representada por Rosangela Silva, que com a bandeira do Coletivo Margaridas em punho,  aproveitou o momento para denunciar o sofrimento das mulheres trabalhadoras, em especial as de supermercados. que muitas das vezes não podem nem mesmo ir ao banheiro.

“Esse Prêmio é nosso! É de todas as comerciárias que sofrem com o assédio dentro nas lojas. Sou uma comerciária de supermercados e faço parte do Coletivo Margaridas no Sindicato dos Comerciários que é composto apenas por trabalhadoras do comércio. É esse coletivo que nos dá força para continuar a luta pela igualdade de direitos no trabalho e o combate ao assédio e a violência contra as mulheres.”, discursou a diretora.

 
Quem foi Leolinda Daltro ? 

Leolinda Figueiredo Daltro (1859-1935)  foi uma das primeiras mulheres a levantar a bandeira do direito ao voto da mulher. Leolinda foi fundadora do Partido Republicano da Mulher e também foi precursora do feminismo pátrio no Brasil.

Diretora Rosangela Silva concede entrevista para TV Alerj | Foto: Wellington Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze + seis =