Trabalhadores da Multioptica aprovam acordo coletivo

postado em: Notícias | 0

Os trabalhadores da distribuidora de lentes oftalmológicas Multi Óptica – tanto da unidade na Penha quanto do escritório em Botafogo – aprovaram o novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) negociado pelo Sindicato. Os comerciários receberão um reajuste de 1,7% nos salários e 3% no piso, que chega a R$ 1.230. Aqueles que têm filhos com até 5 anos e 11 meses passam a receber até R$ 235 de auxílio creche. Além disso, a empresa se compromete a manter o plano de saúde e odontológico, bem como todas as demais cláusulas sociais e econômicas. Esse ano, a participação nos lucros (PLR) ficou em 1,15%, podendo chegar a 1,68%.

Durante a Assembleia com os comerciários, o diretor Marcelo Black apresentou um resumo da Campanha Salarial 2018. “Esse ano enfrentamos uma das campanhas salariais mais difíceis. Graças a reforma trabalhista, os patrões querem tirar tudo: salário, dinheiro e dignidade. Por isso, nós trabalhadores nos organizamos e já estamos com quase 30 dias de greve. Só assim as negociações das Convenções Coletivas de Trabalho andaram. A vitória dos comerciários estará sempre ligada à participação e união ao Sindicato”, afirmou Marcelo.

Diretores Marcelo Black e Edson Machado apresentaram o acordo para categoria

Entenda a diferença – A Convenção Coletiva de Trabalho, ou CCT, é firmada entre o sindicato dos trabalhadores e os dos patrões para estabelecer as regras nas relações de trabalho em todas as empresas de uma determinada categoria. Já o Acordo Coletivo de Trabalho, ou ACT, é firmado diretamente entre o sindicato dos trabalhadores e um empregador específico, para reger as condições de trabalho somente nessa mesma empresa.

“Cansadas da enrolação dos sindicatos patronais, algumas empresas escolhem fazer acordos em separado. A gente avalia o que é melhor, apresenta a proposta aos trabalhadores e foca sempre em garantir a valorização dos funcionários, com melhores salários, condições de trabalho e garantia de direitos”, destacou a presidenta interina do Sindicato, Alexsandra Nogueira.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 16 =