Sindicato enquadra +Megaloja para criar CIPA

postado em: Notícias | 0
Diretores e assessores do Sindicato, com os eleitos na CIPA. Divulgação/ Comerciários

Uma equipe de fiscalização do Sindicato foi à +Megaloja da Pavuna verificar irregularidades na composição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). A empresa admitiu os problemas, mas sob a orientação do Sindicato já realizou novas eleições diretas para a CIPA, que terá como missão resguardar a saúde e a segurança dos 70 funcionários.

A votação foi acompanhada pelo Sindicato, que agora vai participar do treinamento dos funcionários eleitos. Dentre suas atribuições, os cipeiros terão como tarefas identificar riscos à saúde, propor soluções aos problemas identificados, divulgar informações e promover campanhas sobre saúde e segurança no trabalho. “É preciso que os cipeiros sejam treinados para dar conta do recado”, comentou a diretora do Sindicato Daniele Moretti, que acompanhou as eleições da CIPA na +Megaloja.

Quem deve criar CIPA – Toda empresa com um quadro de funcionários com mais de 50 trabalhadores deverá eleger uma CIPA. Se empresa tiver entre 20 e 50 funcionários, deverá indicar um deles para acompanhar e cobrar o cumprimento das regras de segurança. “Desde que este funcionário tenha autoridade suficiente para encaminhar as soluções dos problemas encontrados”, ressalta o diretor Paulo Henrique da Silva.

Quem é da CIPA têm mandato de um ano e pode ser reeleito. O “cipeiro” tem dois anos de estabilidade e não pode ser demitido sem justa causa, desde o registro de sua candidatura até um ano após o final de seu mandato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

oito + quatro =