Sindicato tem primeira presidenta em 110 anos de história

postado em: Notícias | 0
A presidenta interina do Sindicato, Alexsandra Nogueira, primeira mulher à frente da entidade desde a sua fundação em 1908. Imagem: Rafael Rodrigues/ Comerciários

Desde o início do mês de junho, quando o presidente Márcio Ayer foi licenciado para poder se dedicar a sua pré-candidatura, a vice Alexsandra Nogueira assumiu interinamente e se tornou a primeira presidenta em 110 anos de história do Sindicato.

Natural da Paraíba, Sandra (como é conhecida pelos colegas) trabalha desde os 16 anos de idade. Já foi auxiliar de tecelagem, copeira, merendeira e atendente de churrascaria antes de começar a trabalhar no comércio. Empacotadora do Guanabara há sete anos, ela se destaca entre os diretores do Sindicato pelo bom trabalho feito junto à base comerciária, principalmente na região de Campo Grande, onde mora. Firme e guerreira, dona de uma liderança natural e agregadora, ela trabalha incansavelmente para valorizar o papel da mulher no movimento sindical. Em reconhecimento, foi homenageada ano passado com o Prêmio Nise da Silveira, entregue pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres.

“Quando a gente quer, a gente é capaz. É uma responsabilidade muito grande e gratificante, porque gosto disso, de correr atrás para exigir o respeito dos patrões. Não vamos aceitar injustiças. O presidente Márcio pode contar comigo. Farei o melhor possível para cumprir esta importante missão enquanto ele não retorna”, ressaltou ela ao tomar posse.

Sindicato de luta – Sobre os três anos da gestão “A Hora da Mudança”, que retomou o Sindicato para os trabalhadores após meio século nas mãos de gestores corruptos, Sandra diz que hoje os comerciários estão muito mais conscientes. “É uma categoria ainda muito carente de direitos e valorização, mas estamos no caminho para avançar com o aumento de consciência política. Claro que ajudamos nesse processo. Melhoramos os canais de diálogo do Sindicato com os trabalhadores, tornamos a gestão mais transparente e deixamos claro para os patrões que a categoria agora tem um Sindicato aguerrido em defesa dos seus interesses”, comenta a nova presidenta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − 7 =