Reivindicações entregues à Fecomércio, Sindigêneros e Simerj

postado em: Notícias | 0
O presidente da Fecomércio, Antônio Queiroz (de terno), assina o recibo da pauta entregue pelo presidente Márcio Ayer e a vice Alexsandra Nogueira. Foto: Rafael Rodrigues/ Comerciários

O presidente do Sindicato dos Comerciários do Rio, Márcio Ayer, foi à sede da Fecomércio nesta quarta-feira (9/5) entregar as reivindicações da categoria para a assinatura das Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) 2018-2019. Acompanhado da vice Alexsandra Nogueira, ele levou as pautas específicas dos trabalhadores em supermercados (entregue ao Sindigêneros), lojas de eletrodomésticos (ao Simerj) e outros segmentos do varejo e atacado representados pela Fecomércio.

A entrega marca o início formal das negociações com os patrões. O ramo dos lojistas (Sindilojas) já havia recebido a pauta na última sexta-feira (4/5). Falta apenas a entrega às empresas de Miguel Pereira e Paty do Alferes (Sicomércio). Os segmentos menores, como o varejo de flores, por exemplo, também já receberam o documento com as exigências aprovadas em assembleia pelos comerciários.

Com o lema “Sou comerciário, valorize meu trabalho” a Campanha Salarial deste ano tem como grande novidade a luta pelo fim do trabalho aos domingos. A pauta de reivindicações também pede: 8% de reajuste nos salários, no piso e na garantia dos vendedores comissionistas; quebra de caixa no valor de 10% do salário, vale-alimentação diário e plano de saúde nas empresas com mais de 200 empregados, dentre outras reivindicações de segmentos específicos do comércio.

Fecomércio – Pela primeira vez em anos a diretoria do Sindicato foi recebida pela presidência da Fecomércio. Durante a gestão anterior, as negociações eram feitas apenas com advogados da entidade patronal. Desta vez, a entrega da pauta foi antecedida de uma conversa do novo presidente da Fecomércio, Antonio Queiroz, com os presidentes dos sindicatos de comerciários do Rio, Barra do Piraí, Duque de Caxias, Petrópolis, Teresópolis e Três Rios.  

“Além de apresentar e discutir reivindicações como o fim do trabalho aos domingos, debatemos formas de agilizar a assinatura das CCTs, para que esse ano o reajuste saia mais cedo. Também falamos sobre a recuperação do Sesc, que está sob intervenção judicial. Concordamos que o Sesc tem que voltar a prestar serviços importantes para os comerciário, como o atendimento médico e odontológico. Foi um bom início de conversa”, comentou ao final da reunião o presidente Márcio Ayer.

Participe da Campanha Salarial!

  • Nas ruas – O Sindicato está fazendo mobilizações e reuniões em lojas, shoppings e supermercados. Troque ideias com nossos diretores e faça a sua parte. Não deixe de participar também das Assembleias que são realizadas no Sindicato.
  • Nas redes – Fique ligado nas negociações e em tudo que rola na Campanha. Para saber mais ou tirar dúvidas, mande um Zap (21) 96697-5260 ou fale com a gente também pelo Facebook/ComerciariosRJ
  • Nas lojas – Não se esqueça de compartilhar as informações e o entusiasmo com os cole   gas da firma. Quanto mais gente na Campanha, maior é a pressão e a chance de termos conquistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × cinco =