Lojas de móveis notificadas por abertura irregular aos domingos

postado em: Notícias | 0

Na primeira ação do Sindicato dos Comerciários do Rio voltada especificamente para a fiscalização do comércio varejista de móveis, 73 lojas foram notificadas no Norte Shopping e no Casa Shopping. Todas estavam abertas em pleno domingo (5/11) sem acordo, exigência que consta na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) assinada pela entidade que representa as empresas do segmento (Sindimóveis).

Durante a ação, a equipe de fiscalização também encontrou outros desvios e abusos. A principal reclamação dos trabalhadores é a falta de pagamento do lanche previsto em CCT para o trabalho aos sábados (após 14h30), domingos e feriados. Os comerciários também denunciaram o não pagamento de adicional de 50% sobre o valor das horas trabalhadas aos domingos, bem como da folga na semana imediatamente posterior ao domingo trabalhado. Segundo o diretor jurídico do Sindicato, Edson Machado, as fiscalizações sobre o segmento moveleiro serão mais frequentes.

“Ficamos muito satisfeitos com a incerta que o Sindicato deu na loja. Toda vez que a gente reclama é ameaçado de demissão por justa causa pelos gerentes. Foi ótimo saber que o Sindicato agora olha por nós e que há um canal para denunciar de forma anônima”, contou à reportagem do Sindicato o comerciário MLR, que trabalha em uma unidade da Tok&Stok.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + dezoito =