Abril Verde: campanha de prevenção aos acidentes de trabalho

postado em: Notícias | 0
Reprodução da internet.

Em 7 de abril comemoramos o Dia Mundial da Saúde, data que inspirou a criação do “Abril Verde”, campanha dedicada à memória das vítimas de acidentes de trabalho, com a realização de atividades de conscientização por todo o país. O Sindicato dos Comerciários participa com foco no fortalecimento das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs) nas empresas do comércio.

De acordo com a Previdência Social, o Brasil registra uma média de 200 mil acidentes de trabalho por ano. Em 2014 o número foi ainda maior: 704 mil acidentes, dos quais quase três mil resultaram em mortes e 250 mil em afastamentos por mais de 15 dias. Jornadas excessivas, más condições de trabalho e falta de treinamento são os principais causas das doenças ocupacionais que afetam trabalhadores do comércio. O presidente do Sindicato, Márcio Ayer, alerta para o descaso dos patrões em relação à saúde do comerciário: “A maior parte dessas doenças resulta da exploração extrema da força de trabalho, para lucrar cada vez mais. Recebemos muitas denúncias, por exemplo, de operadores de caixa que não são autorizados a ir ao banheiro, além de não contarem com cadeiras adequadas. O resultado são problemas renais e na coluna vertebral. Não podemos permitir essa situação! Por isso estamos na luta, fiscalizando e cobrando para que as empresas cumpram as normas de segurança no trabalho.”  

CIPAs Fundamentais para tornar mais segura e saudável a rotina dos comerciários, as CIPAs são compostas por representantes dos trabalhadores e dos patrões. Têm por objetivo melhorar o ambiente de trabalho para prevenir acidentes e doenças decorrentes da atividade profissional. “Empresas com mais de 20 funcionários são obrigadas a constituir CIPAs”, explica o diretor sindical Paulo Henrique da Silva, que acrescenta: “A formação dessas comissões é feita em eleições entre todos os funcionários. Os eleitos possuem estabilidade de dois anos. Nos últimos seis meses, acompanhamos mais de cem eleições e esse número tende a crescer, já que nossa categoria está cada vez mais consciente de seus direitos e do papel do Sindicato”.

Eleita recentemente para a CIPA de sua empresa, Beatriz Gomes está confiante: “É a primeira vez que participo. Espero que eu possa sempre ajudar meus colegas e continuar alertando todos para que ninguém venha a se machucar.”

Sua empresa ainda não possui CIPA? Notou alguma fraude na eleição? Avise ao Sindicato por meio da nossa página no Facebook ou pelo zap (21) 96697-5260.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito − seis =