Aprovada a pauta de reivindicações da Campanha Salarial

postado em: Notícias | 0
Foto: Wellington Santos/ Comerciários

A sede do Sindicato teve noite de casa cheia, nesta quinta-feira (6/4), para a Assembleia Geral que aprovou a pauta de reivindicações da categoria, dando início à Campanha Salarial 2017. “Hoje nossa tarefa é aprovar a pauta para as negociações. É uma Assembleia de unidade e de luta por melhores salários, mais respeito para trabalhar e nenhum direito a menos para os trabalhadores. Só teremos conquistas com a participação da categoria”, convocou o presidente Márcio Ayer na abertura dos trabalhos.

Márcio leu e comentou, uma a uma, as 103 cláusulas elaboradas para garantir direitos econômicos e sociais aos comerciários, escritas a partir de ampla consulta às bases do Sindicato no Rio, Miguel Pereira e Paty do Alferes. Na sequência, a palavra foi aberta para que os trabalhadores pudessem discutir as cláusulas que, juntas, formam as propostas de convenções coletivas de trabalho (CCTs) que serão apresentadas aos patrões de 26 diferentes ramos do comércio. Na votação, todas as propostas foram aprovadas por ampla maioria.

“A partir do momento em que são aprovadas, essas reivindicações devem ser abraçadas por todos e se transformar em bandeiras de luta de toda a categoria. O momento é desafiante. A agenda anti-popular de Temer, o Congresso dominado por golpistas e as reformas na Previdência e nas leis trabalhistas serão obstáculos para garantir e ampliar as conquistas das CCTs. Mas os comerciários hoje enxergam novos horizontes, pois sabem que podem contar com um Sindicato combativo em defesa dos seus interesses,” avaliou Paulinho da Rocinha, membro da CTB, central sindical à qual o Sindicato é filiado.

Participação Todas os comerciários que pediram a palavra ressaltaram que a participação em peso dos trabalhadores será a única forma de avançar. Muitos usaram como referência a Campanha vitoriosa do ano passado, que animou a categoria com o mote “Patrão só abre a mão na base da pressão!”, garantindo reajuste acima da inflação e uma série de outras conquistas.

“A gente foi pra rua, pra frente das lojas, colocou bandinha, invadiu a televisão e zoou o plantão dos patrões. A pressão deu super certo, o que nos deixou animadas, pois deu pra notar que o Sindicato mudou. Esse ano, mesmo sabendo das dificuldades, levamos fé que vai dar certo de novo. Acho que por isso veio tanta gente”, disse a comerciária H.G., que é vendedora de uma loja de eletrodomésticos, referindo-se ao grande número de comerciários presentes mais que o dobro daqueles que participaram da primeira assembleia no ano passado. “Começamos bem”, emendou a trabalhadora.  

Para conhecer a íntegra da pauta de reivindicações e ficar por dentro das mobilizações, venha ao Sindicato, participe das próximas assembleias ou fale com a gente pelo Zap (21) 96697-5260.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × um =