Mundial terá que retomar horas extras ou indenizar funcionários

postado em: Notícias | 0
Foto: Rafael Rodrigues/ Comerciários

O Sindicato dos Comerciários do Rio deu prazo de 30 dias para que o Supermercados Mundial indenize os funcionários que tiveram cortadas suas horas extras contratuais, ou volte a permitir que os trabalhadores cumpram as duas horas a mais por dia previstas no contrato de trabalho. O prazo foi estabelecido em reunião com a empresa, realizada nessa terça-feira (4/4), na sede do Sindicato.

A empresa afirma que o novo horário é ainda experimental e já descartou a possibilidade de extinguir as horas extras por completo. De acordo com o Mundial, foi contratada uma auditoria para calcular a indenização referente à súmula 291 do Tribunal Superior do Trabalho, caso seja essa  a medida escolhida. Segundo a súmula, após um ano de recebimento habitual de horas extras, se a empresa quiser tirar, tem que pagar uma multa baseada no tempo de serviço.

Durante a reunião, o presidente do Sindicato, Márcio Ayer, cobrou urgência na resolução da empresa, já que muitos comerciários sentiram a diferença no salário. ”O Mundial vai ter que respeitar os direitos de todos os comerciários da empresa. Esperamos que até o fim do mês a questão tenha sido definida. Vamos fiscalizar”, garante o presidente.

Mobilização A empresa tem 18 filiais na cidade do Rio de Janeiro, totalizando mais de 9 mil funcionários. Mobilizados após o comunicado de corte de horas extras – muitos desses comerciários denunciaram o ocorrido ao Sindicato e pediram orientação sobre o que fazer.  O diretor sindical Jorge de Paula, que é também locutor do Mundial, tem sido um dos canais de contato para que todos se mantenham informados sobre o andamento das negociações. ”Criamos um grupo de WhatsApp para que essas informações cheguem a todos. Estamos criando a consciência de que lutar sozinho é muito difícil, mas juntos nós somos muitos e a chance de sermos vitoriosos aumenta”, finaliza o diretor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

catorze + 17 =