Sofreu racismo? Denuncie!

postado em: Notícias | 0

Hoje é o Dia Internacional contra a Discriminação Racial. A data inspirou a criação da campanha “21 dias de ativismo contra o racismo” no Rio de Janeiro, que  é uma série de atividades que acontecem  entre os dias 6 e 27 de março  para estimular discussões sobre preconceito racial e manter vivas as lutas e conquistas da população negra.

“O dia é importante pra lembrar que precisamos estar sempre alertas. Aqui no Sindicato, uma comerciária do supermercado Mundial nos procurou para denunciar a fala racista do médico da empresa, que a chamou de ‘negrinha’! Nosso Departamento Jurídico imediatamente entrou em ação; a trabalhadora conversou com uma das nossas psicólogas e o médico acabou sendo afastado. São nessas ações que a gente vai combatendo o racismo no dia a dia”, relembra o presidente do Sindicato, Márcio Ayer.

Racismo no Brasil – É considerado crime inafiançável e imprescritível, enquanto a injúria racial tem pena máxima de três anos e permite fiança. A injúria está ligada à agressão verbal, quando uma pessoa quer humilhar a outra por causa de sua raça e sua cor. Mas é importante botar a boca no trombone!

“Denunciar racismo é um ato de resistência! Não podemos ficar calados diante do ódio ao povo negro. Pessoas morrem, têm salários menores, enfim, são sempre marginalizadas e tidas como um povo inferior. O tempo da escravidão acabou!”, atenta o diretor Marcelo Black, membro do Coletivo de Igualdade Racial do Sindicato.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − seis =