As mulheres de Miguel Pereira não estão sós

postado em: Notícias | 0
Grande parte da diretoria do Sindicato compareceu ao ato. Foto: Dara Bandeira/ Comerciários

A Câmara Municipal de Miguel Pereira foi palco de mais uma comemoração em homenagem à luta das mulheres. A celebração aconteceu nesta terça-feira (14/3) e contou com a participação da diretoria do Sindicato dos Comerciários, trabalhadoras no comércio e moradores da cidade. Liderada pelo Coletivo Margaridas – que promove um mês inteiro de conversas e conscientização sobre temas relacionados às mulheres – a atividade entregou certificados a 14 mulheres da região, em reconhecimento a sua participação nas lutas da categoria no último ano.

A vice-presidenta do Sindicato, Alexsandra Nogueira, falou sobre a importância das atividades realizadas pelo Coletivo Margaridas junto às comerciárias, sempre com o objetivo de ampliar o debate sobre as violações dos direitos das mulheres, sobretudo nos ambientes de trabalho. “É muito bom perceber que apesar das nossas lutas, que são muitas e diárias, apesar da dupla jornada e de todo assédio que sofremos, a gente ganha cada dia mais consciência da realidade. É aí que começa a mudança”, comentou Alexsandra. “Esse ato é a prova de que lugar de mulher é onde ela quiser. Que a gente ocupe ainda mais lugares de poder e que converse mais sobre políticas públicas para mulheres. Não só em março, mas o ano todo”, acrescentou a diretora do Sindicato Rosângela Rocha.  

Prêmio – Thaís Gomes Balbino, uma das comerciárias homenageadas, também vai representar Miguel Pereira no I Prêmio Margarida, que será entregue na sede do Sindicato dos Comerciários do Rio, em 24/3 (sexta-feira),  às 19h. Thaís e outras dez comerciárias serão premiadas por suas lutas e conquistas realizadas em nome da categoria. A comemoração vai contar com coquetel e a participação musical do grupo de samba Linda Baobá. Todas as comerciárias e comerciários estão convidados a participar. “Pra mim, é muito importante contar com o apoio do Sindicato. Até para entender melhor como reagir diante da realidade. Fico feliz por ser homenageada aqui e também pelo convite de representar Miguel Pereira no Rio. A gente segue com o lema: todo dia uma luta, todo dia uma vitória. Parabéns para nós, mulheres”, saudou Thaís.

“O machismo é resultado de uma sociedade paternalista e conservadora como a nossa, que ainda hoje reluta em aceitar que as mulheres devem ter igualdades de espaços, direitos e oportunidades com os homens. Por isso, o Sindicato apoia todas as iniciativas ao nosso alcance voltadas à garantia de participação das mulheres nas esferas de poder”, comentou o presidente Márcio Ayer, que também participou do ato em Miguel Pereira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 2 =