Vem aí o I Prêmio Margaridas para mulheres comerciárias

postado em: Notícias | 0
Arte de Chris Boari/ Comerciários

O Sindicato dos Comerciários do Rio, por meio do Coletivo Margaridas, vai entregar no dia 24 de março (sexta-feira) o I Prêmio Margaridas. Serão homenageadas dez mulheres comerciárias do Rio, Miguel Pereira e Paty do Alferes por sua participação nas principais lutas da categoria durante o último ano.

Parte das comemorações do Mês das Mulheres, a premiação será realizada na sede do Sindicato (R. André Cavalcanti, 33 – Lapa), a partir das 19h, com coquetel e a participação musical do grupo de samba Linda Baobá. Todas as comerciárias e comerciários estão convidados a participar.

Mês de luta Mais do que uma simples comemoração, março é um período estratégico para discutir os direitos das mulheres. O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) realizou recentemente uma pesquisa sobre os empregos formais no comércio. O estudo aponta que as mulheres, apesar de ocuparem metade das vagas, ganham menos que os homens, cumprem uma jornada extra por conta do trabalho doméstico e ainda sofrem com as exigências de “boa aparência” e “juventude”. Nesse sentido, o Sindicato cobra e apoia a criação e a manutenção de políticas públicas de valorização das trabalhadoras.

“Que o Prêmio Margaridas e todas as comemorações de março possam ampliar o debate sobre a violações de direitos das mulheres, em defesa da democracia, do respeito à vida, do direito ao trabalho digno e pela efetiva participação feminina nos espaços de poder”, comentou a diretora do Sindicato, Rosângela Rocha.

Assista a seguir o video de nossa campanha pelos direitos das mulheres

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

14 − onze =