Sindicato não aceita lojas abertas na Segunda de Carnaval

postado em: Notícias | 0
Imagem: Agência Brasil
Imagem: Agência Brasil

O Sindicato dos Comerciários levou à Superintendência Regional do Trabalho (SRTE) a discussão sobre a abertura ou não do comércio na Segunda-feira de Carnaval. Foi marcada na próxima quinta-feira (09/02) uma Mesa Redonda para superar o impasse entre trabalhadores e as empresas que pretendem abrir as portas nesse dia. Pois além de ignorar o direito dos comerciários ao descanso e ao lazer, esses patrões desconsideram a segurança dos funcionários e as dificuldades de locomoção pela cidade durante os dias de folia.

“Trabalho no escritório em cima da loja já há quase três anos. Ontem fui informada que o patrão quer abrir na Segunda de Carnaval, como nunca havia acontecido antes. Tem Carnaval nas ruas do bairro, poxa! Isso é correto?”, perguntou pelo Facebook do Sindicato a comerciária R.M., que trabalha em Madureira. Em resposta, o Sindicato esclarece que é CONTRA a abertura das lojas nessa data. Uma nota de repúdio foi enviada aos sindicatos patronais e administradoras de shoppings para exigir a não-abertura das lojas.

“O comércio do Rio nunca abre na segunda-feira de Carnaval. O acordo é antigo e a maioria dos donos de lojas da cidade nem mesmo se anima de abrir nesse dia. Só que esse ano algumas empresas sem noção querem estragar a festa.  Não são verdadeiros cariocas, pois não conhecem o espírito da cidade. Sem falar nos patrões caras de pau que estão dizendo que têm acordo com o Sindicato para abrir. Isso é mentira! Dizem também que a folga na Segunda de Carnaval é apenas uma compensação pelo trabalho extra nas maratonas de vendas na época do Natal, que ano passado não teriam acontecido. Ora, problema deles se não vieram formalizar as maratonas com o Sindicato, porque a gente sabe, por denúncias, que elas aconteceram. Aliás, estamos investigando isso e também vamos cobrar providências junto à SRTE. Se isso aconteceu na sua loja, denuncie pra gente!”, explica o presidente do Sindicato, Márcio Ayer.

Outros dias de folia – Márcio informa ainda que nos próximos dias, junto com outros diretores do Sindicato, vai aos principais centros comerciais da cidade para levar a posição da entidade aos comerciários e também aos donos de lojas. As visitas serão informadas pelos canais de comunicação do Sindicato, para que os trabalhadores possam engrossar o coro e aumentar a pressão sobre os patrões.

Quanto aos demais dias de Carnaval, o Sindicato esclarece que na terça-feira é FERIADO e o comércio está proibido de abrir. A exceção é para os supermercados (embora muitos por costume não abram), que poderão funcionar desde que concedam aos funcionários adicional de 100% sobre as horas trabalhadas, jornada máxima de 8h, passagem casa-trabalho-casa e folga em até 30 dias após o feriado. Já na Quarta-feira de Cinzas (29/02), que NÃO é considerada feriado, o comércio poderá abrir normalmente a partir do meio-dia.

Denúncia Fique de olho! Se o patrão desrespeitar seus direitos, faça uma denúncia para que a fiscalização vá a sua loja. O nosso Setor de Denúncias ganhou um canal exclusivo. Lá você consegue relatar o problema em um formato muito mais simples e rápido. Segue o endereço: https://secrj.org.br/denuncias/ As denúncias são anônimas e sua identidade será mantida no mais absoluto sigilo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 4 =