Comerciários rejeitam criação de sindicato dos supermercados

postado em: Notícias | 0
Em Assembleia, trabalhadores do comércio votaram contra a criação do Sindisuper. Imagem: Wellington Santos/ Comerciários
Em Assembleia, trabalhadores do comércio votaram contra a criação do Sindisuper. Imagem: Wellington Santos/ Comerciários

Em histórica Assembleia realizada na noite da última quarta-feira (7/12), na sede do Sindicato dos Comerciários do Rio, a categoria disse um sonoro NÃO ao pedido de registro ao Sindicato dos Trabalhadores em Supermercados e Shopping Centers do Estado do Rio de Janeiro (Sindisuper), iniciativa que vem sendo articulada por pessoas ligadas aos patrões do comércio. Os comerciários presentes votaram contra a criação da nova entidade e, por unanimidade, autorizaram o Departamento Jurídico do Sindicato a ingressar na Justiça com ação declaratória desconstitutiva do Sindisuper.

“Nós trabalhadores comerciários nos opomos veemente a essa tentativa absurda de enfraquecer nossa luta. Vamos continuar firmes em defesa da unidade de representação da categoria, porque a fragmentação só favorece os patrões”, afirmou o secretário-geral do Sindicato, Marcelo Black. Ele conduziu a Assembleia na ausência do presidente Márcio Ayer, que estava em Brasília, reunido com outras lideranças sindicais, na articulação de estratégias para barrar a retirada de direitos trabalhistas por meio da reforma da Previdência e alterações nas regras da CLT.

Na avaliação geral dos diretores e trabalhadores presentes, as grandes mobilizações da última campanha salarial assustaram os patrões do comércio, que estavam acostumados com a bajulação do Sindicato durante os anos Mata Roma. Por este motivo, voltaram a estimular a criação do Sindisuper, numa clara tentativa de enfraquecer o movimento dos comerciários. As pessoas por trás da iniciativa nunca tiveram ligação nenhuma com a categoria. Além disso, o primeiro pedido registro da entidade no Ministério do Trabalho foi negado exatamente pelo fato de já existirem sindicatos que representam os trabalhadores de supermercados e shopping centers, que são os sindicatos de comerciários.

Jacaré – A primeira assembleia para criação do Sindisuper aconteceu em 2009. Na ata, não há registro da participação de ninguém da categoria, nenhum comerciário, o que demonstra claramente que o objetivo não era fortalecer a luta destes trabalhadores, mas sim criar um sindicato cartorial para trabalhar em favor dos interesses dos próprios supermercados e shoppings. As assembleias para ratificação da entidade foram realizadas na perigosa comunidade do Salgueiro, em São Gonçalo, onde, reza a lenda, os traficantes de drogas alimentam um jacaré com os corpos dos seus inimigos. Fizeram as assembleias nesse local justamente para o comerciário não ir. Não é coisa de quem quer construir um sindicato de verdade.

Toda a diretoria do Sindicato dos Comerciários se manifestou contra a iniciativa. “Não podemos ter uma categoria dividida, o que só seria bom para o patrão e para um punhado de oportunistas, que nem comerciários são, e só querem se dar bem”, comentou a diretora Daniele Moretti. “É mais um golpe que querem aplicar, como parte de uma agenda dos ricos e dos conservadores para acabar com os direitos trabalhistas. Quem está por trás disso é financiado pelas grandes redes do varejo”, observou o diretor Marcelo Max.

O presidente da seção fluminense da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-RJ), Ronaldo Leite, que também participou da Assembleia, situou a luta do Sindicato dos Comerciários pela manutenção da unidade da representação da categoria no momento de crise política enfrentado pelo Brasil: “Vivemos um momento de defensiva histórica da luta dos trabalhadores, por conta do golpe que colocou na agenda política do país medidas para retirada de direitos. É um momento de muita resistência. Tenho certeza de que essa categoria que hoje se levanta, vai estar presente nas lutas contra o retrocesso”.

Da esquerda para a direita os diretores Marcello Max, Rosângela Rocha, José Cláudio de Oliveira, Marcelo Black, Edson Machado e o presidente da CTB-RJ, Ronaldo Leite. Imagem: Wellington Santos/ Comerciários
Da esquerda para a direita os diretores Marcello Max, Rosângela Rocha, José Cláudio de Oliveira, Marcelo Black, Edson Machado e o presidente da CTB-RJ, Ronaldo Leite. Imagem: Wellington Santos/ Comerciários
b93a1473
Em processo de votação. Imagem: Wellington Santos/ Comerciários
b93a1498
Diretores e comerciários ao final da Assembleia. Imagem: Wellington Santos/ Comerciários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze + treze =