Margaridas dão o papo sobre o câncer de mama

postado em: Notícias | 0
Foto: Wellington Santos/ Comerciários
Foto: Wellington Santos/ Comerciários

A confraternização das comerciárias no núcleo do Sindicato em Campo Grande, realizada nessa quinta-feira (27/10), serviu como oportunidade para uma conversa descontraída sobre a prevenção ao câncer de mama. A atividade encerrou a Campanha do Outubro Rosa promovida pelo Coletivo Margaridas, formado de diretoras do Sindicato que organiza a luta pela emancipação das mulheres comerciárias.

Durante o bate papo, a enfermeira Erica Camilo fez uma exposição sobre o tema, alertando para necessidade de conscientização da mulher para a prevenção à doença, causa da morte de milhares de mulheres todos os anos. “A grande maioria dos casos é diagnosticada pelas mulheres por meio do autoexame. Não fazer o autoexame e não procurar ajuda, seja por medo ou qualquer outro motivo, é praticamente assinar uma sentença de morte, uma vez que a cura é mais fácil quando o tratamento se inicia nos estágios iniciais da doença,” destaca a profissional, que é especialista em prevenção ao câncer de mama.

Para a vice-presidenta do Sindicato, Alexsandra Nogueira, é preciso alertar as trabalhadoras, principalmente as mais jovens. “Estamos construindo uma consciência sobre os direitos das mulheres entre as comerciárias. Precisamos conscientizar as trabalhadoras que elas têm direito à vida e ajudarmos umas as outras para combater esse problema” ressaltou.

Avaliação –  O Outubro Rosa foi uma ação importante para consolidar o trabalho do Coletivo Margaridas junto às trabalhadoras comerciárias. “Estamos evoluindo. O Coletivo se fortalece a cada atividade que realizamos. Estamos nos aprimorando, descobrindo qual é o melhor formato para que mais e mais comerciárias possam se incorporar a essa luta pelo empoderamento feminino e a superação das opressões que ainda atingem as mulheres na vida privada e no mercado de trabalho”, destacou a diretora do Sindicato Rosângela Rocha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 3 =