O Dia do Comerciário, comemorado com feriado na terceira segunda-feira de outubro, remete à luta dos comerciários que, em 1932, conquistaram a chamada Semana Inglesa (8 horas/ dia e folga aos domingos). Desde então, a data serve como marco para a reflexão sobre a realidade de nossa categoria e os desafios da classe trabalhadora.
O que não abre – supermercados; mercearias; hortifrutis; lojas de roupas; sapatarias; relojoarias; joalherias; autopeças; lojas de móveis e decoração; lojas de material elétrico, eletrônico e de eletrodomésticos; açougues; óticas e lojas de material fotográfico e cinematográfico; casas de ferragens, de louças, de tintas e de material de construção; floriculturas e outros estabelecimentos comerciais estão PROIBIDOS por lei de abrir.
Denuncie – Caso você seja chamado a trabalhar, mesmo que seja internamente com a loja fechada, ou veja algum estabelecimento em funcionamento no feriado, denuncie! O Sindicato estará aberto em sistema especial de plantão para coibir o desrespeito ao feriado. Ligue para (21) 3266-4100 ou escreva para jurídico@secrj.org.br.
Atenção! Estabelecimentos do ramo de alimentação (restaurantes, bares, lanchonetes e similares) fazem parte de outra categoria e poderão funcionar normalmente.
#PartiuFeriado! #HoraExtraDeDescanso
Deixe um comentário