Se liga, patrão ostentação! Tá na hora do aumento

postado em: Notícias | 0

anatomia-do-patraoTem patrão por aí se fazendo de desentendido para não dar logo nosso aumento, principalmente nos ramos do comércio cuja Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) foi negociada pela Fecomércio. Alguns deles alegam que a CCT ainda não foi homologada pelo Ministério do Trabalho. Outros, na maior cara de pau, dizem que a folha de pagamento já está fechada e por isso só poderão dar aumento no mês que vem. É mentira deles! 

A regra é clara! Independente da Convenção ter sido assinada ou não, de ter sido registrada ou não no Ministério, o que foi acordado com os patrões já está valendo desde que a proposta deles foi aprovada em nossa Assembleia, que foi no início de setembro. Assim é o costume nas relações trabalhistas. Quanto à folha de pagamento fechada, os patrões espertinhos podem – e DEVEM – abrir uma folha suplementar para garantir logo esse aumento.  

Patrão que vem com um “migué” desses, demonstra todo o desprezo que têm pelos seus funcionários. Não vai ter mole pra eles! Patrão que não cumprir a CCT e deixar de dar, agora no pagamento de setembro (até o quinto dia útil de outubro), os 10% de aumento e a primeira parcela do retroativo, vai ter que:

  • encarar ação coletiva na Justiça do Trabalho;
  • ficar sem autorização para funcionar nos feriados (prejuízo na certa);
  • ficar sem parcelar o retroativo, sendo obrigado a pagar o valor integral – referente aos meses de maio, junho, julho e agosto – no pagamento de outubro (até o quinto dia útil de novembro);
  • aturar toda a pressão do Sindicato na porta da sua loja (a gente é chato, pode acreditar).

Quem já assinou – Já foram assinadas as Convenções Coletivas de quem trabalha em lojas de shoppings e ruas (Sindilojas), varejistas de móveis e decoração (Sindimóveis), comércio de eletrodomésticos e material elétrico (Simerj), lojas de ferragens, máquinas, louças, vidros e tintas (Sindifer), comércio varejista de jóias (Sincojóias),  comércio varejista de material óptico, fotográfico e cinematográfico (Sindióptica-Cinefoto), comércio varejista de flores (Sinflores), comércio varejista de veículos e acessórios (Sincovepe), estabelecimentos de serviços funerários (Seferj), atacadistas de produtos siderúrgicos (Sindisider), atacadistas de jóias e relógios (Sincojor), atacadistas de frutas (Sindifrutas), atacadistas de pedras preciosas (Sncapp) e com todo o comércio de Miguel Pereira e Paty do Alferes (Sicomércio). Um conjunto de estabelecimentos que, junto com os supermercados (Sindigêneros, que deu aumento em agosto), emprega quase 90% da força de trabalho no comércio. Os patrões desses segmentos não têm nem desculpa, têm que pagar o aumento já ou, no máximo, em folha suplementar, ainda em outubro!

Denuncie o patrão falcatrua – O Sindicato vai se utilizar de todos os meios disponíveis – sejam eles jurídicos, políticos ou sindicais – para fazer valer os direitos dos 400 mil trabalhadores e trabalhadoras no comércio do Rio, Miguel Pereira e Paty do Alferes. Se você tiver problemas, não receber o aumento ou receber menos do que deveria, denuncie ao Sindicato! Reúna cópias dos contracheques para demonstrar que o aumento não foi pago, ou qualquer outra prova, e entre em contato com a gente pelo telefone (21) 3266-4104, pelo email denuncia@secrj.org.br ou pessoalmente no Setor de Denúncias do Sindicato (R. André Cavalcanti, 33/ 7º andar – Lapa).

Outro caminho é procurar nosso Departamento Jurídico para receber orientação especializada. O atendimento é presencial e gratuito, na sede do Sindicato (R. André Cavalcanti, 33 – Lapa), de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30. Mais informações pelos telefones (21) 3266-4168 ou 3266-4155. Também há atendimento na subsede de Campo Grande (segundas e sextas-feiras, das 9h às 16h) e do BarraShopping (terças-feiras das 9h às 13h e quintas-feiras das 13h às 17h).

Agora a luta é pra valer!

Acesse www.comerciariosrio/acordos-e-convencoes/ e encontre essas e outras informações sobre as assinaturas e outras conquistas da CCT 2016/2017.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + sete =