O presidente do Sindicato dos Comerciários do Rio, Márcio Ayer, assinou nessa segunda-feira (12) as Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) 2016/2017 de dois importantes segmentos no comércio do Rio de Janeiro. Primeiro, na sede do Sindicato do Comércio Varejista de Material Elétrico (Simerj), assinou a Convenção com Antônio Florêncio de Queiroz Júnior, presidente da entidade que representa as grandes redes varejistas de eletrodomésticos. Depois, na sede do Sindicato dos Lojistas (Sindilojas), que representa os donos de lojas de shoppings e comércio de rua, assinou a CCT com o seu presidente, Aldo Gonçalves.
“A assinatura das Convenções fecha o ciclo da nossa Campanha Salarial. Não foi fácil, mas no fim conseguimos conquistar avanços concretos para os trabalhadores, como o aumento de 10% e outras garantias. Foi também um intenso processo de aprendizado, tanto para nós quanto para os patrões. Estamos agora mais conscientes do tamanho da nossa força e mais preparados para as negociações dos próximos anos. E eles, ao contrário do que acontecia no passado, sabem que que agora existe um Sindicato que vai lutar pra valer pelos interesses dos trabalhadores”, comentou Márcio após a assinatura.
O aumento e todas as demais cláusulas das Convenções serão válidos já a partir do próximo mês. Para fechar o processo de negociação coletiva, falta apenas o registro das Convenções, já assinadas, junto ao Ministério do Trabalho. A assinatura das CCTs com outros 23 segmentos do comércio, cuja negociação também já está concluída, deverá ocorrer nos próximos dias.
Deixe um comentário