Aos 108 anos, o Sindicato está mais jovem e forte do que nunca!

postado em: Notícias | 0

 

Post_108anos_Sindicato#2O Sindicato dos Comerciários do Rio faz hoje 108 anos de fundação! A história do último ano muita gente sabe. Fizemos a maior Campanha Salarial da história da categoria, recuperamos os principais serviços do Sindicato e aumentamos em 300% o percentual de denúncias apuradas em empresas que desrespeitam os trabalhadores. Fomos pra cima dos patrões com muita coragem e determinação, para conquistar aumento acima da inflação, mais direitos e mais respeito. Um ano bom pra se lembrar. Mas, e como era antes? Você sabe a história?

Conheça a história – Nosso Sindicato nasceu em 29 de julho de 1908, fundada por balconistas, viajantes e guarda-livros que se reuniam em segredo para organizar as lutas da categoria por mais direitos. Chamava-se União dos Empregados do Comércio (UEC) e acabou sendo uma entidade de grande importância para a classe trabalhadora da época.

Os caixeiros, como eram conhecidos os comerciários, foram fundamentais, por exemplo, na luta pela jornada de 48 horas semanais. Até então, o limite da jornada era a resistência física do trabalhador. Outra luta vitoriosa dos comerciários foi pelo fechamento do comércio no sábado a partir do meio-dia, com a folga aos domingos, conquista que ficou conhecida como “Semana Inglesa”.

Anos de chumbo – Em 1966, a Ditadura interviu na entidade, destituiu a diretoria e nomeou como presidente o velho Mata Roma. Teve início um período marcado por fraudes, desvios, muita corrupção e sucateamento do Sindicato, que fechou as delegacias sindicais da Tijuca, Méier, Madureira e Largo de São Francisco. Apesar da enorme base de 400 mil trabalhadores, a distância entre a categoria e o Sindicato só aumentou. Foi uma fase sombria, mas não há mal que sempre dure.

Acionado por denúncias, o Ministério Público do Trabalho interviu na entidade em outubro de 2014. Afastou a antiga diretoria por suspeita de corrupção e porque nenhum dos dirigentes era realmente trabalhador no comércio. Organizou eleições democráticas e, por meio delas, devolveu o Sindicato aos trabalhadores.

A Hora da Mudança – Nas eleições, ganhou a Chapa 1 “A Hora da Mudança”, que contou com a ajuda da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). Formada só por trabalhadoras e trabalhadores do comércio, a nova gestão fez um levantamento das reais condições do Sindicato e começou a trabalhar. Em apenas um ano de trabalho, as mudanças já estão surtindo efeito. Com participação crescente das trabalhadoras e trabalhadores, estamos cada vez mais fortes e organizados. Os patrões estão irritados, mas a categoria está recuperando o seu orgulho.

Agora só falta você! Chega junto nessa luta por + salários + direitos + respeito! Sindicaliza-se! Preencha sua ficha em www.comerciariosrio.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × um =