As trabalhadoras e trabalhadores no comércio do Rio decidiram, na noite dessa sexta-feira (24) em Assembleia na sede do Sindicato dos Comerciários, deflagrar greve a partir da zero hora da próxima quinta-feira (30) caso patrões não respondam com proposta de ganho real para a categoria. Nova Assembleia foi marcada para quarta-feira (29) da semana que vem para decidir quais lojas, supermercados e shoppings do Rio serão paralisados.
Nas rodadas de negociações entre o Sindicato dos Comerciários do Rio e os sindicatos patronais do comércio (Fecomércio, SindiGêneros e SindiLojas ), a proposta de reajuste salarial feita pelos patrões já subiu de 8% para 9,83%, igualando o índice de inflação segundo o INPC/IBGE. Os comerciários, no entanto, exigem ganho acima da inflação e avanços em outras clausulas da pauta, até aqui negadas pelos patronais.
“O que a gente vê é uma grande intransigência dos patrões. Os 10% de aumento representam apenas 0,17% de ganho real sobre a inflação, mas os empresários não querem chegar sequer a este percentual de reajuste”, criticou o presidente do Sindicato, Márcio Ayer.
Deixe um comentário