Hermes: trabalhadores discutem alternativas com Sindicato

postado em: Notícias | 0
coordenador jurídico do Sindicato, Dr. Carlos Henrique de Carvalho. Imagem: Rafael Rodrigues/ Comerciários
coordenador jurídico do Sindicato, Dr. Carlos Henrique de Carvalho. Imagem: Rafael Rodrigues/ Comerciários

A gerente de Recursos Humanos, Berenice Faria, e o consultor jurídico da Hermes, Dr. Marcelo Gondim, estiveram no Sindicato nessa sexta-feira (3). Vieram  responder à proposta de adiantamento aos funcionários demitidos de valor equivalente ao último salário recebido. Eles disseram que a empresa está disposta a fazer o adiantamento, embora não tenham afirmado quando isso poderia ser feito. Em processo de recuperação judicial, a Hermes demitiu 621 funcionários no Rio. Nenhum deles, até o momento, recebeu suas verbas rescisórias ou teve acesso ao Seguro Desemprego e ao FGTS.

A reunião contou com a participação de diretores e advogados do Sindicato, além de uma comissão de ex-funcionários formada por Amanda Vicente, Fernanda Rodrigues e Vitor Carvalho. Em decisão conjunta entre Sindicato e trabalhadores, ficou acertado que, na próxima semana, os advogados do Sindicato vão buscar o juiz responsável pelo caso para, em nome dos trabalhadores, melhor avaliar a situação do processo.

“Com base nessas informações, caso nesse meio tempo não seja decretada a falência da empresa e a liberação dos pagamentos, o Sindicato vai realizar Assembleia com os ex-funcionários. Juntos, vamos decidir o melhor caminho a ser tomado, com a discussão dos prós e contras de todas as alternativas”, comenta o diretor jurídico do Sindicato, Edson Machado. O evento está pré-agendado para a próxima sexta-feira (10), às 10h, no núcleo do Sindicato em Campo Grande (R. Iaçu, 74 – próximo à rodoviária). O Departamento Jurídico ressalta que as decisões individuais que contrariem a deliberação da Assembleia serão respeitadas e igualmente respaldadas pelo Sindicato.

Homologações com ressalvas – Caso os trabalhadores assim decidam, o Sindicato fará a homologação das rescisões de contrato com ressalvas, a partir da próxima segunda-feira (13). O Setor de Homologações já informou que poderá realizar até cem homologações por dia, possibilitando que todas sejam concluídas no prazo máximo de uma semana. “Dessa forma, os demitidos poderão ao menos ter acesso aos recursos do FGTS e dar entrada no Seguro Desemprego”, diz o diretor do Sindicato Paulo Henrique da Silva, que vem coordenando a mobilização do pessoal da Hermes pelo WhatsApp do Sindicato. Terão prioridade nas homologações as trabalhadoras e trabalhadores que participarem da Assembleia.

No ato da homologação, o Departamento Jurídico vai recolher os dados e procurações de todos os funcionários demitidos que desejarem ser representados pelo Sindicato em eventual ação trabalhista para receber as demais verbas rescisórias devidas pela empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 4 =