Nesta quarta-feira (24), diretores e assessores do Sindicato fiscalizaram duas grandes lojas no Centro do Rio. A partir de denúncias feitas por trabalhadores, diversas irregularidades foram encontradas em lojas da Tele-Rio e Casa&Video na Rua da Uruguaiana.
Jornada de trabalho acima dos limites da CLT, desvio de função, assédio moral, falta de infraestrutura e de saneamento básico foram os principais problemas apontados pelos comerciários. “É uma falta de respeito o que estão fazendo com a gente. Esgoto aberto dentro da loja é demais. Espero que o Sindicado nos ajude a resolver esses problemas”, disse uma funcionária da Tele- Rio.
Na ação de fiscalização – liderada pelos diretores Edson Machado, Rosangela Rocha e Antônio Santos Junior, e operacionalizada pelos assessores do Setor de Denúncias – as empresas fiscalizadas foram notificadas e terão que comparecer ao Sindicato para esclarecer as irregularidades. “As empresas terão que se adequar à legislação e à Convenção Coletiva de Trabalho. Caso contrário, além da adoção de medidas legais pelo Sindicato, tanto a Casa&Video quanto a Tele-Rio serão oficiadas junto ao Ministério Público do Trabalho e à Superintendência Regional do Trabalho. No caso da loja que está com problemas no esgoto, já enviamos ofício à Vigilância Sanitária. As sanções serão pesadas”, adverte Edson, que é o diretor jurídico do Sindicato.
Deixe um comentário